LIVRE ARBÍTRIO

LIVRE ARBÍTRIO

04dez23

Os anos se acumulam e juntamente com eles a tecnologia avança de forma exponencial. E assim a nossa natureza se amolda e se adapta prolongando nossa estadia nessa terra a fim de que possamos adquirir o conhecimento necessário para que façamos nossas escolhas. Escolhas são ações de nossa liberdade.

Costumamos dizer que o prolongamento da vida se deve a evolução da ciência, mas não há como concordar de forma plena com isso, pois afinal, a evolução da ciência também, e na mesma proporção, agride e destrói o meio ambiente que nos foi dado para servir como um grande empório de nossas necessidades vitais.

Hoje a morte e a destruição valem muito mais monetariamente do que a vida. Criam-se doenças para que se vendam remédios. Os remédios que se tomam são paliativos para uma doença e causa de uma centena de outras, fazendo com que a roda da fortuna gire.

Dentro em breve todos estaremos “chipados”, sob a desculpa de que será um avanço para os serviços públicos e para a medicina. Mas na realidade o chip substituirá a marca do ferro em brasa que eram as certidões de posse de nós escravos. Um sistema para lá, três programações para cá, nossa vontade será aquela que nos foi transmitida à distância. Como num game, seremos guiados por joysticks invisíveis que gerarão o controle em retardar os nosso caminhar para não superlotar plataformas de embarque para as estações vindouras. Nossas declarações do Imposto de Renda, por exemplo, serão geradas automaticamente com as respostas silenciosas ás perguntas desconhecidas transmitidas à nossa mente.

Nosso maior direito é a liberdade e por ela lutamos desde a nossa criação, no presente e certamente no futuro. Mas se a liberdade é o nosso maior direito por que lutar? Este direito não deveria ser de todos? Não deveria ser universal? Fácil entender se voltarmos a nossas origens de animais racionais. Como animais precisamos subjugar os demais em busca do poder. O poder total nos dá a sensação da liberdade pois, se tudo temos e a liberdade é o “tudo”, assim ela nos pertencerá, unicamente a nós ainda que precisemos dividi-la com alguns, por nossa concessão, para que eles nos sirvam. É por isso que escravizamos, destruímos, dominamos e retiramos a liberdade do outro, pois o outro, para muitos de nós, é fraco e não merece ser livre.

A imprensa e as mídias sociais hoje têm um poder infinito de alastrar o “conhecimento”, mas por ser poder preferem a mentira, pois ela preservará a hegemonia da verdade que os divulgadores acham possuir.

A grande questão que trazemos em toda a nossa existência é pela obtenção do conhecimento, porém pensamos que o conhecimento é algo que cabe e fica em nosso cérebro, e é aí então que constatamos o nosso atraso: só usamos 10% de nossa capacidade cerebral, então temos 90% para evoluir e quando lá chegarmos, passaremos a entender afinal que o conhecimento para existir, envolve todos os sentidos, os cinco: paladar, olfato, visão, audição e tato e todos eles em uma dimensão superior que é a do espírito.

Por isso nosso caminhar é longo e cada passo ocorre no devido tempo.

Aí conheceremos a verdade e só a verdade nos libertará.

Geraldo Cerqueira

Geraldo Cerqueira
Enviado por Geraldo Cerqueira em 05/12/2023
Reeditado em 05/12/2023
Código do texto: T7947346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.