Posso copiar? - Sim, só não faz igual!
Na época escolar, os "atrasadinhos" ficavam desesperados quando a professora dizia :
- Hoje é dia da entrega dos trabalhos! E os mais estudiosos eram interrompidos com a seguinte frase : - Posso copiar? E o que emprestava o trabalho respondia:
- Sim, só não faz igual!
Só que a preguiça era tanta que eles copiavam e deixavam idêntico! A professora sabia quem era quem em sala de aula. Muitas vezes, os alunos copiaram os trabalhos levando nota zero. Ou então ambos tinham os trabalhos anulados e as notas suspensas. E a professora ainda dizia : - Um para aprender não emprestar, e outro para aprender não copiar! Que absurdo, não se esforça para aprender e nem ter nota!
Antes não havia internet, mas tinham bibliotecas. Para realizar um trabalho tinha que se copiar dos livros enciclopédias. Era preciso pesquisar em vários, fazer um resumo e desse resumo modificar para uma interpretação que se tinha do assunto. Então, quem tinha o trabalho de fazer tudo isso e fazia bem feito não aceitava que copiassem seus trabalhos.
Hoje, isso continua naquele lema: Não estava igual, só que estava diferente. Muitos querem tudo de "mão beijada". A famosa saga do copia e cola, na total falta de imaginação em bisbilhotar para conseguir quem sabe fazer algo que jamais ficará igual. Pois quem nasceu para mímica jamais será novidade.
Publicado em: 05/03/2022
©Adriana Silva
Republicação
Todos os Direitos Reservados.