O que acontece a noite

No silêncio profundo que faz nesta madrugada gelada, no mês de dezembro. Chove e um galo canta desajeitado, ainda é amador

O cão late sem forças, talvez com frio, um veículo passa ,fazendo uma barulheira rudimentar com suas latas em desalinho.

Um gato romântico, ainda insiste no namoro, que já não deu certo.

A carrocinha do catador de papéis desce rua e ele cantarola.

Cantarola? A esta hora de uma manhã gelada , com chuva? Sim, cantarola pois quem canta seus males espanta, já dizia vó Marvina.

Se ouve um som de pisadas fortes, após um chorinho teimoso, é uma mãe levando um filho para a creche, pois precisa ir trabalhar.

Mais uma brasileira que deveria ser chamada de heroína,mas não é.

A mulher de saltos, de todas as manhãs, desce a avenida sem medo, o som se propaga devido aos prédios, que parecem observar.

E ela desaparece no final da rua, esmagando seus problemas a cada pisada.

O sono provavelmente esteja junto desse povo,mas não podem dormir.

A vida leva-os pra rua pra laborar. Catando latinhas? Na padaria da esquina? Na creche do final da rua?

Saíndo do bordel do outro bairro?

Não sei! A vida começa pra muitos, muito cedo, pra outros,nem começa, pois estão reféns de seus destinos em camas de hospitais, presídios, vícios, enfim...prisões.

Ouço a moto do entregador de jornais, que mesmo com tanta tecnologia, AINDA entrega notícias em folhas de papel.

Coloca em risco a própria vida, pra levar informações com cheiro de tinta.

Os jornais são jogados por cima de muros,de grades, portões, envoltos em saco plástico.

Muitos são destroçados pela boca do cão da residência.

É a madrugada indo embora, dando espaço pra mais um dia que começa sem mudanças para muitos.

É vida que segue...ou nem segue...

Coisas da madrugada fria na Selva de Pedra de todos os gaúchos! Numa manhã de dezembro ( frio em dezembro?) SIM....de que dia? Hoje.