À Procura de Sentido: Reflexões nos Corredores da Existência
Toledo, 22 de julho de 2020
Tem alguém aí?
Ei! Tem alguém aí...?
E assim, os nossos gritos estridentes ecoam soltos... sobem e descem escadas pelos espaços vazios da existência em busca daqueles que dão o verdadeiro significado ao motivo de nossa existência.
Os reflexos do sol nos corredores já não seguem a mesma direção... os bancos já não sabem quem acolher... os pássaros, com seus belos cantos, já não sabem a quem dedicar sua melodia... o bom dia ressoa de maneira diferente, sem resposta... os símbolos nas paredes perderam seus significados originais, as cores já não são mais as mesmas... Quer dizer, os espaços estão repletos de símbolos e saberes, mas vazios de aprendizes que trazem consigo o abraço, o sorriso, o olhar luminoso, o barulho agradável e a energia positiva. Uma energia que irradia e transforma tanto o outro quanto a natureza. Sim estamos em silêncio, mas por uma causa maior; cuidar e zelar pelo que há de mais precioso para nós, que são vocês. Queremos vê-los e tê-los bem, repletos de todos os adjetivos já mencionados. E em futuro próximo, quem sabe, poderemos gritar juntos, trazendo vida e novo significado ao nosso espaço que ansiosamente vos espera.
Desejamos ouvir La Salle solicitando aos professores que abram as janelas para escutar o barulho das crianças brincando livremente no pátio, assim como fez poucos dias antes do dia 07 de abril de 1719 – um lugar acolhedor, concebido e planejado com carinho para cada uma delas. Hoje, compreendemos que o silêncio que permeia o espaço pode abrigar algo tenebroso, pois o invisível pode nos privar do presente mais valioso: a vida.
O medo e a insegurança surgem, e a sensação que paira no ambiente sombrio é que a qualquer momento podemos ouvir os alegres gritos de ESTUDANTES chamando o nome PROFESSOR e vice-versa.... Encontrar alguém nos corredores ou ao abrir portas e janelas, deparando-nos com sorriso que nos enchem de orgulho por existir e estar conosco. O brilho do sol será mais intenso, o canto dos pássaros mais afinado e as cores mais vibrantes. Que o abraço e o toque sejam apenas ingredientes para tornar o ambiente mais belo e colorido, e que as vozes suaves dos corredores expressem apenas saudades carregadas de carinho e amor por cada um de vocês.
Referência
AMADORI, L. C. (Dir.), (2007). São João Batista de La Salle, padroeiro dos professores [DVD]. São Paulo, SP: Paulinas. Multimídia.