Advento

O Natal na lojas e shoppings já começou desde fim de outubro e novembro. É o Natal comercial que se inicia nestes meses e vai até o Ano Novo. Agora, o Natal religioso que as igrejas comemoram e vivenciam o Nascimento do Salvador, vai começar a partir do início de dezembro com as semanas do período do Advento. Com o Advento inicia-se um novo ano litúrgico, e com ele iniciamos também o Tempo do Advento. É o tempo da vinda de Nosso Senhor, em que precisamos acolher o ensinamento da Igreja e o que ela pretende que nós vivamos neste tempo de espera. Em primeiro lugar, o Tempo do Advento é um tempo de preparação para o Natal. A festa do Natal foi fixada no dia 25 de dezembro, mais ou menos no século IV e, de lá para cá, a Igreja foi sentindo necessidade de preparar essa comemoração do mistério da Encarnação. É importante lembrar que o Natal não é o “aniversário” de Jesus. Não se trata de celebrar o aniversário de uma pessoa que nós amamos. É algo muito mais profundo do que isso. O Natal é a celebração do mistério da Encarnação, o mistério de Deus que vem para estar conosco, de Deus que se torna presença na nossa vida. Deus habita em luz inacessível; Deus criou todo o universo e, é claro, Ele está presente em todos os lugares, mas presente de uma forma que não se nota, que não se vê; portanto, nós, se tivéssemos somente essa presença de Deus, enquanto Criador, não saberíamos em plenitude todo o amor que Ele tem para conosco. Deus quis vir a este mundo. Deus se encarnou e se tornou homem para estar presente em nossa vida. É, para esse grande mistério da presença de Deus encarnado em nossas vidas, que nós queremos nos preparar. A Igreja, vendo esse grande mistério do Natal, percebeu em sua sabedoria que não existe melhor atitude para nos prepararmos do que ter um tempo de penitência. Por isso, a Igreja se veste de roxo para viver estas quatro semanas que antecedem o Natal.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 02/12/2023
Código do texto: T7945426
Classificação de conteúdo: seguro