PEDIGRI
O termo foi abrasileirado do francês pedigree, originado do costume dos ingleses de marcar seus animais com linhas retas tal como as patas dos grous e faz referência à ancestralidade de determinado animal.
Em sua arrogância, o ser humano achou por bem usar o termo genealogia quando se referir a si.
Então como não me considero arrogante, prefiro usar o termo geral para animais dos quais faço parte sem nenhum constrangimento.
As histórias familiares que ouvi desde sempre, davam conta de que a nossa origem tinha raízes na África, América, Ásia e Europa e eu sempre tive a curiosidade de saber quais os percentuais dessas etnias estavam presentes em meu genoma, até que me apareceu a propaganda de uma empresa especializada nesse assunto com a “vantagem de preços promocionais”.
(Esse pessoal do Marketing não dá trégua...)
Com a coleta e o exame de células do epitélio da mucosa bucal, foram determinados os percentuais do meu genoma, sendo:
- 15% da região de Angola e Congo na África;
- 6% da América;
- 11% da Ásia;
- e da Europa, 68% distribuídos entre judeus Safarditas com 5%, 18% do Sul da Itália e 45% das etnias que povoaram a península Ibérica antes e depois da dominação do império romano, notadamente os árabes por mais de 700 anos.
Esses percentuais estão dentro da expectativa vez que, dos meus oito bisavôs, sei da origem de seis deles.
Da linhagem materna:
- Ascilina Esmeralda da Fonseca era índia tupiniquim, nascida em Sergipe, portanto americana;
- Paschoal Omanguin era filipino e não se tem registro em qual daquelas sete mil ilhas ocorreu o seu nascimento, portanto asiático;
- Manuela Rosa do Livramento era africana comprada no navio de contrabandistas de escravos. Possivelmente foi através dela que herdei o gosto de contar histórias como os griôs que andam pelas aldeias de lá;
- Felisbino Mendonça de Vasconcelos era português nascido na região do Porto;
Da linhagem paterna:
- Os irmãos Hermínio Rodrigues da Rocha e Pedro de Barros Rodrigues da Rocha, nascidos em Alagoas, eram filhos de Antônio Rodrigues da Rocha e netos de Pedro de Barros, ambos portugueses.
- Talvez a parte do sul da Itália seja herança de Matilde Rodrigues da Rocha ou de Enedina de Barros Rocha das quais não tenho conhecimento das suas origens.
Se houvesse raça na Espécie humana, eu seria um SRD, pois sou o legítimo brasileiro mestiço, mistura de diversos povos que colaboram para a formação da nossa etnia e, pela carência de registros, não haveria nomes grafados com letras vermelhas no meu pedigri.
CITAÇÃO
- Grou – ave de grande porte semelhante à cegonha que ocorre principalmente no hemisfério Norte.
- Letras vermelhas – indicam campeões da raça
- SRD – sem raça definida, uso em Medicina Veterinária