Assim tropeça a humanidade

Esse título nada atrativo é uma associação ao famoso filme “Assim Caminha a humanidade” (O Gigante, no original), e quem tem mais de 50 anos e gosta de cinema sabe que o enredo é bom, mas por ser longo, é uma película chata. Deixamos de lado Hollywood vamos a uma realidade humanitária que a mídia não deu muita importância.

Segundo a revista cientifica inglesa Human Reproduction Update, pesquisas realizadas em 53 países, inclusive no Brasil, revelam que de 1973 até 2018 (45 anos) houve um retrocesso de 51,6% na quantidade de espermatozoide por milímetro de sêmen. Por enquanto, dizem estudiosos, o fenômeno não afeta a capacidade reprodutiva masculina.

O que eles querem saber é o porquê dessa redução, embora as respostas sejam as mesmas de sempre: consumo de álcool, fumo, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis e vírus.

Ao tomar conhecimento da matéria, um professor aposentado de Ciências Humanas tinha a resposta da ponta da língua e diferente do que apontam alguns estudiosos: - “É a humanidade tropeçando em suas próprias pernas. Tudo resultado de hormônio na proteína animal. Frangos, suínos e bovinos engordados à base de hormônio - anabolizantes. E, pasmem: até em peixes criados em açudes. E tem outras consequências”, disse ele sem entrar em detalhes.

E a ciência pergunta: com casais optando por ter um filho - em alguns casos, nenhum, quem estará habitando a Terra no ano 2200 já que em 45 anos a redução de espermatozoide foi de 51,6%?

Embora não sejamos da área, portanto sem nenhum conhecimento, arriscamos um palpite: Provavelmente o continente africano, já que eles (os habitantes) não consomem proteína animal de outras ‘pastagens’. Por enquanto.