O TANGO SOBREVIVE NO PAÍS DO SAMBA

O que caracteriza uma tribo? Não estou me referindo aquela que agrega em ocas alguma etnia indígena, normalmente instalada em meio a uma área natural preservada.

Falo das tribos urbanas que têm em comum alguma atividade, gostam de indumentária que as diferem das demais e agregam também um comportamento diferenciado. Claro, que nessa necessidade de se fazer, vamos assim dizer, mais autêntico, o burlesco ocasionalmente entra em campo sem pedir licença.

Toda essa introdução tem como objeto uma classe de dança para lá de especial, refiro-me aos tanguistas, são assim denominadas as pessoas que dançam tango, e carregam em seu DNA, uma carga do estilo portenho.

Acho quase cômica, hoje essa alusão aos nossos tradicionais Hermanos, que por muito tempo foram sonho de consumo sul-americano, mas que infelizmente nas últimas décadas entraram num espiral de desacertos econômicos, que levou o país literalmente ao fundo do poço.

Mas veja você meu caro leitor, seria essa atitude dos dançarinos talvez uma espécie de saudosismo, daqueles bons tempos, quando Buenos Aires era tida como uma espécie de Paris ao sul do Equador, e com razão, posso testemunhar!

Nesses bailes da vida, a língua máter é a falada por Cervantes, vindo acompanhada por instrumentos musicais não usuais na cultura brasileira. Também carrega especificidades no canto, uma melancolia de raiz portenha, que agora deu apareceu por aqui, embalada na sofrência, um modismo típico de cantoras sertanejas do centro-oeste.

Entre o público majoritariamente formado por gente que aprecia os complexos passos da dança, e que exige dos parceiros, entrosamento de dar inveja as duplas de atacantes no futebol.

Ao contrário dos ritmos mais populares, que não precisam de tanto espaço para balançar o esqueleto, o tango usa e abusa de deslocamentos e rodopios, ocupando transitoriamente cada canto do espaço dançante.

As mulheres invariavelmente trajam roupas sensuais, mas que permitam grande liberdade de movimento , e ainda se equilibram de cima dos seus salto altos, que as tornam ainda mais esguias.

Cabe aos homens simplesmente conduzir essas exímias dançarinas. Mesmo assim, alguns dançarinos não se fazem de rogado, capricham nas vestimentas e acessórios, mostrando habilidades especiais na condução da parceira.

A surpresa da noite veio em forma de espetáculo, nossa colega tenista, agora travestida de dançarina, deu um show a parte, ora acompanhada de um exímio tanguista, ora ao lado de outras dançarinas.

A música ao vivo, cores, brilho dos vestidos, coreografias, castanholas e sapateados mostraram que o grupo esbanja experiência e profissionalismo na dança.

Surpreso e contente em conhecer e participar de um evento onde prevalece música e dança, ainda inéditos para mim, dentro de uma cidade maravilhosa, que pulsa cultura e persiste mostrando a quem tiver interessado, uma das suas muitas vocações.

Muito gratificado por essa trajetória de eterno aprendiz, que assim como eu, tantas outras pessoas trilham.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 30/11/2023
Código do texto: T7943742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.