NÃO FAÇA SEGREGAÇÃO

*Nadir Silveira Dias

Quem quer ou clama por ser integrado não pode fazer o contrário disso, por ser isso absolutamente ilógico ou falso.

Para isso é preciso saber o que é integração, antes de qualquer outra coisa obrigação de qualquer povo entre si e também entre os demais povos.

E integração se define como a incorporação de um elemento num conjunto, é o ato de integrar, de completar, de tornar inteiro, inteirar-se, completar-se.

Segregação, ao contrário, é o ato ou efeito de segregar, segregar-se, é afastamento, é separação.

Portanto, para não ser ilógico, falso ou cínico, quem quer integrar-se não pode praticar atos que sejam de segregação. E isso é que mais se vê em qualquer mídia, há pelo menos mais de duas décadas.

Porém, é certo que posso estar enganado. Mas os dicionários pátrios também estarão.

Se quer integração e reconhecimento não faça qualquer ato de segregação, não se separe, integre-se.

Ou por outra, segregue, separe, mas não queira, recuse ser integrado, nem clame por integração e reconhecimento.

Ou tudo continuará soando falso, cínico, sem qualquer sentido para o propósito.

29.11.2023 19h47

* Jurista, Escritor e Jornalista

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 29/11/2023
Código do texto: T7943449
Classificação de conteúdo: seguro