O ABRIGO

CRÔNICAS DO SER

Leonardo Daniel

O ABRIGO

O abrigo, o agasalho e o alimento, são tudo que realmente deveríamos nos preocupar. Mas também encontramos abrigo em outras pessoas, as pessoas a quem amamos e sabemos amar. É certo também que o agasalho pode ser a camiseta de uniforme do time do coração. E alimento pode ser um sanduiche com Coca-Cola.

A estrada é longa para todos nós. E em nossa jornada encontramos diferentes pessoas pela estrada. E mudamos de abrigo, exigimos outro agasalho, e até podemos fazer do alimento uma religião.

Nada disso está correto. O abrigo principal é o que você traz no peito. Sobre o agasalho não precisamos de grifes caras, precisamos não estarmos nus e isto basta. Sobre a alimentação virar uma religião é também um absurdo desnecessário. Algo que deve ser evitado. Como uma onda que sempre volta.

Ela também vem trazendo calma, trazendo ordem. Tudo que eu sinto me traz ao mesmo tempo um medo. Mas o mesmo medo me faz ir além. Me faz lutar. Me faz vencer.

Quem encontrar no coração um abrigo... faz da sarjeta um banquete de estrelas. Não devemos ter medo, do relento. O planeta é o mesmo. O que muda é a privatização institucional do espaço que não é mais público. Mas não conseguirão privatizar o Sol, as estrelas, a Lua, o amor, a poesia e a luta. Vamos lutar o bom combate, prescrito por São Paulo.

7 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

2 Timóteo 4:7-8

Um Templo é também um abrigo. Lá depositamos nossa fé. Cabe no Templo um lugar para muita gratidão, e uma forte caminhada a pé, como é o caso de Trindade/GO.

Nisso tudo há muita reflexão e muita vida. Quem viveu um milagre... quem recebeu uma graça... vai querer agradecer. Sem medo e às vezes sem timidez.

O planeta Terra é o nosso abrigo. Tanto pro pobre quanto pro rico.

Qual viagem a gente quer fazer, dentro da viagem do planeta? Somos homens? Ou somos feras? O abrigo pode estar num abraço. Um abraço bem apertado em quem a gente ama. Pode estar no colo dado a uma criança.

O nosso corpo é também o nosso Templo, chega de violência contra o corpo, um corpo mortificado é também uma alma mortificada. Toda violência contra o corpo afeta também a alma.

E a criança é o Espírito Santo. Um crime (sexual) contra uma criança é um crime/pecado contra o Espírito santo. E esse pecado não tem perdão.

O abrigo pode ser vocacional, e assim assegurar um dom. Ele também pode ser um batom. O abrigo pode vir de uma religião, que são muito importantes. A pessoa se sente acolhida, protegida e portentosa. Isso é importante, o abrigo do acolhimento. O calor humano, afinal como dizem: se você quiser contar uma piada para Deus; faça um plano.

Leonardo Daniel

www.poetaleodaniel.com

04/07/2023