FUNÇÃO PÚBLICA

Na vida dos comuns das sociedades livres é preciso ter honra, dignidade, ser cumpridor das leis e obrigações sociais para merecer o respeito de todos, mas para ocupar cargos de função pública, além de ser tudo isso, se aprovado no concurso, o candidato precisa provar com atestados e depoimentos que possui, como dizia um ex colega de trabalho, “vida ilibada e caráter sem jaça”, que possui profundo conhecimento de tudo que envolve a impessoalidade da função, ser proativo e manter-se disponível.

Além dos concursados existem cargos na república que são preenchidos por indicação.

É aí que reside o perigo de termos criminosos criando leis, decretos, jurisprudências, normas e portarias que vão interferir na vida dos cidadãos de bem da sociedade em benefício dos bandidos das facções a que esses “indicados” pertencem, por vezes de forma velada ou às claras como atualmente se tem fartamente demonstrado.

No Senado da República em 1914, Ruy Barboza, o maior jurista brasileiro disse:

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. ”

Infelizmente, apesar dos 109 anos transcorridos, o seu discurso continua atual.

CITAÇÃO

Ruy Barboza de Oliveira (1849/1923)