ABRAÇANDO O VAZIO

ABRAÇANDO O VAZIO

ou sobre a impossibilidade de um abraço

Sendo bem claro com vocês o que mais me faz sofrer na quarentena e isolamento social, é não poder ainda abraçar meus pais, que são do grupo de risco. Não consigo. É muito triste olhar para eles, nos olhos deles, mas não conseguir abraçar. Ainda bem que podemos nos falar por perto, mas distantes. E falar pelo telefone. Ainda bem que temos telefone, smartphone...

O abraço é de longe longevo. É de perto tão perto. A vida recria obrigações, eu peço por paz, eu peço por ações.

O preço que se paga é a saúde pela saudade ser afetada. Isso porque a distancia doí. Para os mais místicos, essa pandemia serviu para isso; ensinar ao mundo o valor do afeto, e há ainda gente agindo sem o respeito e com verossimilhança afetada pela falta de alteridade e empatia. Essa empáfia vem geralmente dos jovens e quem paga a conta são os mais velhos. E os jovens mesmos são vítimas deles mesmos.

Não se abraçar adoece. Não olhar nos olhos adoece. Não, para uma palavra amiga, também adoece. Quem abraça o ar, abraça o vazio, e o abraço é algo sólido, é físico. O calor do corpo é o calor humano, é o calor da alma... Este sim nós devemos conquistar. Comece de onde você está. Faça algumas ligações por telefone, depois mantendo o distanciamento social, faça algumas visitas, olhe as pessoas nos olhos, e digam a frase mágica: EU TE AMO! Os abraços e beijos ficam pra depois. Logo mais vão acontecer, mas não espere em fazer o que eu disse, pois há sabedoria em assim se proceder.

Tenham fé. Se hoje há uma impossibilidade para o abraço, amanhã não haverá mais. Tenha fé. Precisamos escapar com vida, há ainda uma luta muito grande pela vida. E nós dependemos da ciência para viver, e do amor para estarmos em paz.

É assim que a vida deve seguir um passo atrás do outro, um dia de cada vez, renovando a esperança na fé que nos faz viver. Mesmo sabendo de todos os percalços, a vida é para ser vivida, portanto precisamos vivê-la. Deseje os abraços, peça por abraçar, sonhe e aguarde, porque vai dar certo; eu sei.

E eu sei também, que a luta contra o COVID-1 9 não acabou, infelizmente... Faça a sua parte... A luta também depende de você. Creia. E abrace seus familiares mais próximo que moram em sua casa, se você e eles não testaram positivo para o Coronavírus. Abracem eles todos os dias, mais de uma vez por dia, não espere pelo perdão, apenas, abrace e chore, isto é saudável...

11/12/2020