UM INESQUECÍVEL SÁBADO MUSICAL

Depois de alguns poucos meses de ensaio, eis que lépido e fagueiro, se aproximava o aguardado momento da apresentação do Coral Comunitário do Colégio Pedro II, no meu caso, de estreia como coralista em um evento grande, com o pomposo título de 34°Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio.

Os últimos ensaios semanais carregavam uma tensão, quase palpável no ar. O experiente professor ia gradativamente, a cada momento, fazendo pequenas correções em cada dos três conjuntos vocais, soprano, contralto e tenor. Dava para sentir sua emoção aflorar, quando o pedido era integralmente assimilado.

A ansiedade coletiva já se tornara flagrante nos ensaios, principalmente após a confirmação de que o colégio ofereceria transporte gratuito para todos. Agora cabia a cada um se organizar, para ouvir repetidamente as gravações, para cada uma das vozes, que o professor academicamente disponibilizara no WhatsApp do grupo.

Em casa, já fazia algum tempo que nosso café da manhã ganhara um fundo musical especial, a execução das quatro músicas selecionadas para a apresentação. Impressiona como a repetição dessa série de letras foi sendo literalmente incorporada à alma.

Chegamos eu e Soninha com um dia de antecedência a cidade de Cabo Frio e nos hospedamos no hotel do clube Militar.

O sábado amanheceu ensolarado, logo em seguida ao café da manhã, fomos para a quadra de tênis para brincar, aproveitando que a ventania do dia anterior cessara. Quando veio o cansaço partimos de cadeiras e barraca para a aprazível praia do foguete, que se limita com as dependências do clube.

O mar forte inibiu a permanência n’água, por outro incentivou a leitura, prevenido, tenho sempre um livro a bordo, a ser lido tanto em ambientes agradáveis, quanto em esperas que costumeiramente profissionais invariavelmente nos impõem.

Passada essa glamorosa manhã, agora depois do banho, partimos para o almoço no Centro da cidade. Coincidências à parte, ao estacionar o carro, avistamos o professor Maurício acompanhado de amigos passando na calçada. Cumprimentamo-nos, em seguida apanhei no carro um pequeno agrado, sob forma de chocolate, para parabenizá-lo pela dedicação irrestrita ao grupo.

Terminado o almoço, partimos em direção a Igreja de São Jorge, onde seríamos apresentados a componentes de dois antigos corais do professor. Enquanto acabava uma missa, ficamos na calçada em frente se conhecendo, surpresa, descobri que o Maurício tem um fã clube de carteirinha lá em Cabo Frio, que conhece e aprecia suas composições.

O ensaio não poderia ter sido melhor, beneficiado que foi pela soberana acústica da igreja. Pela expressão do Maurício, ficou surpreso com a experiência de mesclar coralistas ao nosso grupo do Rio. Acredito que a estratégia desse ensaio em cima da hora deu certo, já saímos dali sabendo do potencial do grupo.

Como seríamos o último grupo a se apresentar, acabei assistindo a todas outras. Caramba, como é diverso esse universo de corais, desde aqueles de pouquíssimos integrantes, aos vinculados a instituições, passando por aqueles vinculados a um passado folclórico, aos dos cantos mais atuais, em síntese, uma festa de possibilidades infinitas.

Finalmente, entra em campo nossa turma, com mais de cinquenta integrantes, o espaço destinado ao grupo, teve cada centímetro ocupado, até fazia calor humano. A primeira cantiga veio a seco, sem apresentação e teve impacto inusitado, toda plateia aplaudindo de pé por muito tempo.

Aí sim, Maurício se apresentou e agradeceu ao grupo. As duas canções seguintes mantiveram o padrão da primeira, e tanto entre o público, como entre nós coralistas foi uma euforia única. Para fechar com cordão de ouro o espetáculo, Maurício solicitou da plateia o canto de um estribilho, enquanto o coral se incumbiria das outras estrofes da música para encerrar o evento.

Se por um acaso tivesse imaginado um cenário, acho que por mais otimista que fosse, jamais atingiria essa emocionada realidade que todos vivenciamos nesse sábado para lá de especial.

Alcides José de Carvalho Carneiro
Enviado por Alcides José de Carvalho Carneiro em 28/11/2023
Código do texto: T7942085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.