Um certo vaivém

Se você observar bem verás que pelos campos e cidades as pessoas andam em um vaivém constante. Certamente você que morou no sítio ou em uma cidade pequena do interior sabe do que estou falando e com certeza vai lembrar. Não tem como esquecer. Normalmente a pessoa de cidade pequena já tem a rotina e o dia a dia da cidade. Naquele tempo era uma cidade pequena e pacata. E no fim de semana, quase sempre os domingos e feriados eram para o descanso e lazer. Fechava tudo e só retornava na segunda-feira. Quando muito ir a uma pizzaria ou lanchonete aos sábados a noite e uma vez ou outra ir em algum baile ou cinema se tiver um na cidade. E no domingo pra quem seguia uma religião ir a missa ou culto evangélico e depois dar algumas voltas na praça e no jardim. Já tinha a televisão e o "fantástico" aos domingos a noite. Era bem assim sem muitas opções de lazer. E aí terminava o fim de semana. Já para aquelas pessoas que viviam no sítio tinham uma rotina bem diferente das pessoas da cidade. A começar pelo trabalho braçal e cansativo o dia inteiro na labuta diária da roça. E olha que cansa! Como cansa! Bem, imagina isso todos os dias, meses e anos. Entra colheita e sai colheita. Uma hora era a chuva. Outra hora era um sol de lascar. Quando não o período de frio e geada. Não tinha blusa que segurava o frio e vento gelado. Bem, fim do dia! A noite normalmente seria pra descansar. Eu disse seria. Mas, quem estuda, ao voltar do trabalho na roça, logo após um banho as pressas e um jantar ligeiro, ainda tem que deslocar até a estrada e pegar o ônibus escolar até a cidade onde está localizado o colégio. Alguns chegavam a dormir no ônibus. E até na sala de aula tamanho era o cansaço. O estudo ia até por volta das 22:30 horas. O ônibus escolar já estava estacionado em frente ao colégio esperando para fazer o transporte dos alunos que moram nos sítios. Dependendo do lugar o percurso pode demorar uma ou duas horas por uma estrada de terra. Em média essa pessoa só iria dormir após as 00:00 horas. Não dá tempo nem de dormir. Logo o despertador chama novamente para mais um dia de labuta na roça. E assim vai a semana inteira. E o sábado? Bem o sábado é dia de vir a cidade fazer compras. E aproveitar para trazer um saco de arroz para beneficiar e na volta levar junto com as compras. E a diversão? Missa ou terço na capela do bairro. Futebol de campo quando tinha um torneio. E nos dias de festas ir a igreja e depois andar no jardim e praça da cidade. Foi bem assim por vários anos. Pelos campos e cidades pessoas andam em um vaivém...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 28/11/2023
Código do texto: T7942043
Classificação de conteúdo: seguro