Macabéa

Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, suas obras se destacaram diante dos modelos narrativos tradicionais. É sabido que cada um carrega consigo a tua história de vida. E claro cada um busca um objetivo de vida, seja lá o que cada um quer ou deseja. E saibamos que cada um de nós tem, afinal, a sua "Hora de Estrela". Uma história linda e de um conteúdo de fácil leitura. Eu já li alguns livros que marcaram uma determinada época e até hoje não esqueci. Um deles me marcou muito. Ele fala de Macabéa. Macabéa, era uma moça simples. De uma natureza ainda intocável. Uma entre tantas moça jovem de sua época. Era de origem nordestina. De uma família que já sofria com os infortúnios da vida e do lugar. Talvez este tenha sido o motivo da falta de educação escolar desde cedo. Ela tinha pouca escolaridade. E desde cedo já conhecera os infortúnios da vida. Não tinha pai e nem mãe. Ela foi criada pela tia. E o pouco que sua tia conhecia lhe ensinara. Macabéa, aprendeu datilografia com sua tia. Datilografar era um diferencial para a época. Nisto resolve trabalhar e cuidar de sua vida. Sai do nordeste e vem para o Rio de Janeiro. Cidade Maravilhosa e de encantos mil e reduto de muitos nordestinos assim como Macabéa. Foram muitos os que vieram para o Rio de Janeiro e até hoje continuam vindo. Eles chegam em busca de sonhos de grandeza ou simplesmente de sobrevivência. Fogem da seca. Fogem do desemprego. Fogem da pobreza. Fogem da miséria. Em sua maioria chegam na Cidade Grande sem nada e sem o mínimo recurso pra recomeçar. E Macabéa também chegou nesta mesma situação de dificuldade. Ela, assim como muitos, não tinham diversão. Não tinha dinheiro para isso. Ela gostava de ouvir rádio. O rádio de pilha era e ainda é fantástico apesar de toda modernidade que existe. Ela tinha lá seus medos e traumas. No escuro tinha medo do "homem-vampiro". Adorava comer goiabada com queijo. Ela gostava muito das estrelas. E sonhava um dia ser uma estrela...

 

 

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 27/11/2023
Código do texto: T7941841
Classificação de conteúdo: seguro