CONTINUA SENDO
Francisco de Paula Melo Aguiar
Preliminarmente, continua sendo "a característica de uma alma educada é saber acolher um pensamento sem aceitá-lo", ex-vi o pensamento do filósofo Aristóteles.
Agora tudo isso é possível por uma questão de educação, se bem que às pessoas educadas estão em todo canto e lugar, por que onde estão às pessoas não educadas?
Assim parece um jogo de palavras, porém, não é, para se encontrar gente educada igual a papel de enrolar prego, que se encontra em todo canto e lugar.
As pessoas educadas e às não educadas, são semelhantes à ideia de que a fé sem as obras e nula. Tanto é assim que o hábito ou a batina não faz o monge. Isso mesmo, aqui é acolá se encontram homens e mulheres dedicadas vocacionalmente para fazer caridade aos pobres nas casas de caridade do tipo: hospitais, orfanatos, abrigos de velhos, etc.
Isso antes dos pobres terem aposentadoria e o benefício continuado.
Por outro lado, nos tempos atuais, existem casas de acolhimento e ou de caridade, no caso de velhos, só de faixada porque 100% (cem por cento) dos velhos são aposentados ou tem o benefício continuado pago pela previdência social. Assim sendo, onde fica a filantropia de tais associações em relação aos acolhidos? Tem instituições que são verdadeiros depósitos de seres humanos, com raríssimas exceções.
E até porque: " A coisa mais difícil do mundo é reconhecer a nós mesmos e a mais fácil, falar mal dos outros", no dizer de Thales de Mileto.
Nos parece ser uma grande fonte de renda tais casas de caridade, pois, além de contar com o dinheiro da aposentadoria dos velhos, contam também com gordas subvenções dos governos: federal, estadual e municipal, além das doações de pessoas educadas e caridosas para amenizar o sofrimento de nossos irmãos e irmãs que ali vivem, porque o grupo familiar de cada idoso(a) já não tem o tempo necessário para cuidar de seus entes queridos em fase terminal. E isso representa a falta da solidariedade familiar, uma qye tem parente ou filho que deposita o pai e ou a mãe em tais instituições e dão o endereço errado para não ser chamado para receber o corpo no caso de morte e providenciar o velório e o sepultamento.
Infelizmente, isso é fato segundo o filósofo Sócrates, ao afirmar: "Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir".
Assim sendo, isso nos parece ser o "acolher um pensamento sem aceitá-lo", porque quem deveria aceitar a velhice de seus entes queridos não aceita e ao contrário, interna ou deposita em uma casa que não tem nada haver com caridade do tipo Frederico Ozanan e ou do Instituto São José, no tempo do Padre Zé Coutinho, esmolando pelas ruas e praças da capital da Paraíba para manter aquele acolhimento e aceitar assim viveu até sua morte. Isso sim, era fazer caridade.