Tempos de esperar

O tempo de esperar é muito importante e isso serve pra tudo nesta vida. Você certamente já fez pão alguma vez na vida e se não fez com certeza viu sua mãe ou mesmo a sua vó fazendo pão. Primeiro junta todos os ingredientes em uma bacia e não pode esquecer nenhum,  inclusive o fermento. E é justamente o tempo da fermentação, meia hora ou uma hora que é indispensável, pois é ele que faz com que a massa do pão cresça antes de ser levado ao forno. A mesma coisa fazia o meu velho pai com a sua produção de queijos. Primeiro cuidava bem das vacas nos pastos e não deixava nunca faltar capim, água e sal. E diariamente logo bem cedinho ele prendia aquelas vacas separadas de seus bezerros e tirava aquele leite ainda morno produto este essencial na produção do queijo. A partir daí vinha todo um processo de cuidados na preparação do queijo. Feito o queijo o envelhecimento  era fundamental para a identidade de cada queijo definindo o seu sabor, tamanho, peso, qualidade e gosto. É bem assim que acontece com a palavra ela também precisa envelhecer dentro de todo um processo de aprendizado iniciando no primário. No caso específico da palavra se faz necessário seguir um determinado processo de escrita para depois sim poder falar. Lembra da sua Professora no tempo do grupo escolar que te fazia ler uma dezena de vezes a cartilha "Caminho Suave" que ali continha as primeiras palavras soltas e ora acompanhada de outras . Primeiramente era necessário aprender a escrever aquela palavra contida naquela lição e depois fazer a leitura e a pronúncia. É bem assim a maturidade das palavras produzem não só um bom livro como também um excelente aprendizado. Você, com certeza lembra do seu primeiro livro escolar? O meu primeiro livro era esse e chamava "Caminho Suave". Eu lembro muito bem do seu conteúdo e devo ter lido e decorado  as lições umas centenas de vezes. Tal qual a "tabuada". A "tabuada", essa foi a culpada de vários puxões de orelhas. Naquela época ninguém sonhava e nem arriscaria a aprovar a "lei das palmadas". O que chamamos hoje de "bulling", naquele tempo era uma brincadeira de crianças. Se bem que os professores em salas de aulas não aprovavam essas brincadeiras e chamavam o diretor...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 26/11/2023
Reeditado em 26/11/2023
Código do texto: T7941052
Classificação de conteúdo: seguro