đ” O segredo
Inventaram um novo nome para o palestrante: âcoachâ. O nome gringo Ă© apenas para dar uma âgourmetizadaâ no velho guru de palcos. Oâcoachâ cobra mais caro, mas, no fundo, a essĂȘncia Ă© a mesma: ao som da musiquinha do Ayrton Senna, surge, no palco, um cara que explica como ele se tornou um sucesso e como ele Ă© demais. Depois de esfregar o sucesso na cara da plateia, ele ainda vende livros. Digo, a secretaria do guru fica com todo o serviço sujo. O guru, assim que terminou sua apresentação, sumiu. De certo, ascendeu Ă abĂłbada celeste e agora estĂĄ sentado Ă direita de Deus Pai Todo-poderoso.
Geralmente, um animadĂŁo palestrante pede para vocĂȘ virar para quem estĂĄ ao lado e afirmar platitudes mentirosas como: VocĂȘ Ă© um vencedor, vocĂȘ Ă© do tamanho dos seus sonhos ou vocĂȘ pode ser o que vocĂȘ quiser. Isso tudo Ă© besteira. Dizer frases motivadoras pode atĂ© levantar a auto-estima, mas encoraja o medĂocre a continuar como estĂĄ. Sinceramente, se alguĂ©m que nem sequer conhece o outro, vira para o lado e diz, aleatoriamente, falsamente, mentiras motivadoras.
Para estimular a excelĂȘncia, o controle das situaçÔes e a alta baixa auto-estima baixa, sendo sincero, Ă© preciso um tratamento de choque. Eu sugiro virar pro lado e dizer:
â VocĂȘ e um merda
â?!
â VocĂȘ Ă© um lixo
â ?
â Tudo o que vocĂȘ fez atĂ© hoje foi destrutivo
â ?
â EstĂĄ na hora de mudar, seu bosta!
â ...
Fim da terapia. Eu me sinto bem melhor, e meu interlocutor recebeu o empurrĂŁo que precisava para superar os obstĂĄculos da vida
***
Ainda moleque, num dos meus primeiros empregos, eu trabalhei num depĂłsito de logĂstica. Ou seja, era, pejorativamente, um peĂŁo. Pois, certo dia, todos os funcionĂĄrios se reuniram no auditĂłrio para ouvir os conselhos de um palestrante. Como terĂamos dicas para o sucesso, certamente descobrirĂamos como nos livrar daquela empresa.
Diante de uma audiĂȘncia formada, na sua maioria, por funcionĂĄrios trajando uniforme cinza e bota preta, o palestrante nĂŁo precisava se esforçar para parecer superior. SĂł o gel no cabelo e o paletĂł jĂĄ seriam suficientes para humilhar e deixar aquele bando de operĂĄrios em depressĂŁo. O sujeito sĂł podia ser bem sucedido, se bem que aquele parĂąmetro nĂŁo desafiava ninguĂ©m.
Como sempre, o guru do sucesso expĂ”e os segredos de sua, pessoal e intransferĂvel, evolução. ApĂłs cançÔezinhas motivadoras, gritos exclamativos (Ăș-hu!) e aplausos, voltamos Ă triste realidade de quem nĂŁo Ă© um guru motivador nem tem livros para vender.
A conclusĂŁo foi que tudo aquilo parecia muito intangĂvel, a nĂŁo ser que recebĂȘssemos mais ou largĂĄssemos o emprego.