UM TRANCO DOS SENADORES EM MINISTROS DO STF.

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023.

Há muito tempo a população brasileira não tem a alegria, e porque não dizer a felicidade, de se ver atendida e representada no Congresso Nacional, sendo que, por enquanto, pelo Senado, quando anteontem, viu a PEC 8/2021 ser votada e aprovada pela maioria dos senadores, num placar de 58 x 18.

Mesmo lá, houve manifestações esfuziantes de vários senadores, dando a entender que também ficaram satisfeitos com seus próprios feitos, apesar de se saber que cumpriram, apenas, suas obrigações legislativas. Mas não deixa de ser regozijante.

Tirar uma pseudo potência, que também pode ser classificada como prepotência, de alguns ministros, em se arvorarem como os donos da leis do país, foi uma iniciativa que até veio tarde. Mas mesmo assim deve ser comemorada, sim, com muita satisfação. Se não de todos os brasileiros mas, da maioria deles.

Tudo isso já estava preocupante porque muitos já anunciavam que a nação estava sob uma ditadura da toga, com o ministro Alexandre de Morais acusado de ser o imperador ou o ditador da hora. E o regime/sistema de governo neste país sabemos, é o da democracia plena.

Também em nossa Constituição Federal não consta nada a respeito de ditaduras. Seja de que modo se estabeleça. Portanto, aproveitando esse ensejo, é bom que o Senado Federal dê andamento ao conserto constitucional ora desmontado, para cobrar desse ministro todas as suas ações inconstitucionais promovidas nestes últimos quatro anos.

Interessante nessas situações é que há uma mobilização quase que efervescente, no sentido de se promover o impedimento do Ministro Alexandre de Morais, pelas muitas e até excessivas ações inconstitucionais que perpetrou nesses três ou quatro anos atrás. Também torna-lo réu por isso. É a velha história da sabedoria popular: "o pau que se dá em Chico, se dá em Francisco". Como também "o feitiço virou contra o feiticeiro".

É nítido que muita gente alegrou-se com esse possível tombo de alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, haja vista que até mesmo lá no Senado, muitos daqueles membros vibraram com a eleição e aprovação da relativa PEC que votaram.

Mas parece que Artur Lira pretende colocar água nesse chope, temporariamente vitorioso do Senado Federal. Já afirmou que segurará esse andamento até o final do recesso parlamentar de fim/início de ano, como é costumeiro. Isso indica que ele não joga a favor do povo,bem como de seus próprios colegas de parlamento. É aguardar para ver tal desfecho.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/11/2023
Código do texto: T7939082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.