SABEDORIA DOS ANTIGOS

SABEDORIA DOS ANTIGOS

Abro a janela do passado e revejo lugares e pessoas tão queridas que me causaram alegrias, me encantaram os olhos e, hoje, objetos da minha saudade e santas recordações.

A casa e os avós paternos Maria e José e avós maternos Antonia e Ângelo onde e com os quais passei tantos momentos felizes da minha infância e meninice; revivê-los hoje, bênçãos de Deus; agradecer por eles dever de gratidão.

Quantos conselhos e orientações para a vida eles me passaram, por palavras e exemplos que me ajudaram na formação moral, ética e espiritual.

Ao longo dos anos o eco dessas vozes, ainda soa dentro do meu “eu”, orientando-me quanto aos caminhos que devo trilhar. É a voz da sabedoria que não posso desprezar, pois se serviram de orientações seguras para suas vidas, por certo, serão também para a minha.

Quanto desprezo a esta sabedoria acumulada, em detrimento a tantos descaminhos de pessoas e instituições que se fazem de “surdos” a elas. A humanidade seria melhor se eles se voltassem para ela, pois está à disposição, é gratuita, bastando, para isso, uma dose de humildade e boa vontade.

Os homens ficam a se queixarem e se sentem infelizes como que viajantes a morrerem de sede à beira de uma fonte de água cristalina que se recusam a dela beber. A violência, o desamor, a guerra, o ódio e a desgraça aí estão por culpa exclusiva dos “surdos” deste mundo que teimam em manter os ouvidos tapados, e, com isso, semeiam a dor que clama vingança do alto.

A palavra de sabedoria que já fez felizes homens, povos e civilizações, continua viva, eficaz e disponível a todos, pois ela provém de Deus que é a fonte da felicidade.

Busquemos com sinceridade o manancial que jorra gratuitamente a nossa volta, pois é insano aquele que prefere a aridez do deserto à fertilidade das planícies e realizarmos o que lemos em Isaias 55: “Vinde todos que estais sedentos, á nascente das águas,...vinde comprar sem dinheiro,...buscai o Senhor, já que Ele se deixa encontrar”.

jose benedetti netto
Enviado por jose benedetti netto em 27/12/2007
Código do texto: T793866