CRÔNICAS - UM MECÂNICO AS AVESSAS

CRÔNICAS - UM MECÂNICO AS AVESSAS?

Neste fim de semana, em plena quarta feira do dia 15 de novembro o Astra teve problemas e arrebentou a sua correia de acionamento do ar condicionado, alternador, bomba d´água e direção hidráulica...

Acordei cedo, e levei o carro ao mecânico que trocara o cárter que trincou na região do parafuso que deveria se cabeça Allen mas colocaram um parafuso sextavado M12 x 30 deixando ele além da proteção do cárter que é uma chapa de aço de forma que protege apenas o bojo do cárter, mas não a cabeça do parafuso saliente que ao bater numa lombada que não vi, mas com tal impacto o carro subiu e caiu no asfalto movimentando tal motor que quebrou o parafuso do coxim dianteiro esquerdo de apoio frontal do motor onde a correia que aciona tudo isso ficou com seu rolamento do ar condicionado batendo na chapa de proteção do cárter...

Assim após dois dias com um barulho estranho como lixamento de algo principalmente audível na garagem onde os ruídos são melhores ouvidos, mesmo com os meus aparelhos auditivos e a esposa alegando que esse barulho não existia... até a troca dessa tampa do cárter na oficina mecânica...

Ao acelerar o veículo ouvi a explosão de algo e fumaça branca saindo do motor e cheiro de borracha queimada... e ao verificar estava sem mais a correia...

Fui na manhã seguinte a pé ao mecânico explicar que depois da troca de tal tampa do cárter havia um ruído estranho e após tal quebra precisava de seus serviços, mas como não tinha vaga na quinta feira deixamos para a sexta feira... e assim na sexta levei o carro para tal mecânico e o seu filho me mostrou que o rompimento da correia foi devido travamento da polia do ar condicionado, que ele não mexe e aconselhou levar a um primo dele que trabalha com tais consertos... mas seu pai dono da mecânica me desaconselhou levar devido seu sobrinho não ser um bom especialista em ar condicionado, e me levou com seu carro num conhecido dele que mexe com tais ar condicionado automotivo, mas o Sr. Paulo não estava lá... e dai fui a um amigo que de longa data me consertou o radiador do ASTRA há 5 anos atrás...

E tinha lá um profissional consertando e soldando o radiador com apoio de um senhor que achei que era também funcionário consertando tal radiador...

Mas estranhei dele pegar o radiador e ir embora sem pagar nada, pois realmente esse especialista é barato mas segundo ele quem poderia me atender que era seu filho não mais trabalha com isso...

Ao ser comunicado telefonicamente que o Sr. Paulo da tal oficina de ar condicionado poderia me ajudar a consertar tal polia travada... fui lá fazer o orçamento...

Quem eu encontro lá, exatamente o rapaz que consertava o radiador de um veículo em conserto em sua oficina... e ao ver o orçamento desisti, pois pediu para troca de um rolamento do compressor R$ 900,00 e dai desisti e voltei a estaca zero de novo...

Me lembrei do meu amigo japonês, que é eletricista mas não é mecânico, mas gosta de mecânica e la´fui eu buscar seu socorro dirigindo o meu ASTRA sem direção hidráulica e sem correia aquecendo o motor acima do limite permitido...

Quando elevamos o carro no elevador notamos que a chapa e proteção do cárter estava só amarrado com fitas plásticas Hellermann, pois não conseguiram aparafusar tal chapa pois o motor estava caído devido a quebra do coxim durante a primeira troca da tampa do cárter... que o tal mecânico não avaliou se poderia ou não ter avariado mais algum item do carro... afinal a mão de obra já faz parte de verificar tudo como mecânico...

Surpresa nossa foi de que ao elevar o carro e colocar o coxim provisório apoiando o motor com corrente na altura adequada tal parafuso quebrado apenas a parte roscada estava no mancal de apoio do motor e o rolamento do ar condicionado estava livre de novo, e não necessitaria da troca, após a troca do parafuso do coxim que custou apenas R$ 5,00 com arruela de pressão fixamos tal coxim no motor e repusemos uma correia que tinha como reserva, que nem sempre isso quebra numa estrada e não achamos nenhuma loja em rodovia, e até podemos achar algum mecânico curioso que possa nos apoiar e consertar se tivermos a reposição!!! Assim todo o conserto custou R$ 400,00 metade do preço do outro que iria trocar a peça danificada ( rolamento R$ 109,00 e mão de obra R$791,00) e nem recolocaria a correia pois segundo ele não tinha o elevador para elevar o ASTRA!!!

Nota do autor:- Já tiveste um fim de semana tão atribulado???

IVANHOÉ
Enviado por IVANHOÉ em 21/11/2023
Código do texto: T7936644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.