Plano B

Chega o dia em que, por volta de uma manhã de sábado, mais precisamente às 5h30min22segundos, já faz mais de 40 graus de calor, embora a Estatística previra que tal data chegasse apenas em 2100 anos após a criação do Efeito Natasha. O prognóstico, porém, deve estar dentro da margem de erro, que é uma margem exata de três pontos para mais ou para menos, com escala na Escala Richter, como bem sabe alguém por nome de Lindsay.

O que Lindsay não sabe, porém, é como amenizar o calor. São 5h da manhã de um sábado, e já faz intenso calor. Lindsay chega-se ao sofá... Em outra estação, menos calorenta, Lindsay saberia perfeitamente o que fazer. Deitar-se-ia, como recomendam a mesóclise e o frio menos de 30 graus. Mas a estação é outra, é de calor e suor matinais. Lindsay apenas se senta.

À sua frente há uma parede branca, dois controles remotos da televisão LG, um livro aberto sobre o criado-mudo, um par de havaianas uma das quais virada ao avesso e finalmente mas não menos importante: ele, o fantástico, o queridíssimo, o fabuloso, o imprescindível, criação divina: o ventilador. Em outra estação, Lindsay saberia perfeitamente o que buscaria primeiro, mas o tempo é outro, a temperatura também. Faz mais de 40 graus na sombra, e são apenas cinco horas da manhã de um sábado que deveria apresentar-se apenas a partir de 2100 anos depois do Efeito Natasha.

Lindsay, logicamente, liga o ventilador, mas o ventilador também está com calor, o hálito quente. Lindsay parte, então, para o plano B: do sofá, estira um pouco a cabeça sentido à geladeira. Sorri. Perfeitamente, a geladeira, como não pensou nela antes? Excelente esconderijo. Mas há um porém: cresceu demais para caber dentro daquela placenta gelada.

Então parte para o Plano B, inciso primeiro. Levanta-se, segue descalço e otimista, em busca dele, o fantástico, o queridíssimo, o fabuloso, o imprescindível, a criação divina para tempos de calor: cubinho de gelo. Caminha em direção à geladeira. Nunca lhe pareceu que ficasse tão distante, a geladeira. Abre-a e sorrir: finalmente cubinhos de gelo tornam-se tão significativos.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 18/11/2023
Reeditado em 18/11/2023
Código do texto: T7934482
Classificação de conteúdo: seguro