O Português deixa qualquer um louco

Sempre que tenho chance chego mais cedo no trabalho para aquele bate papo antes do expediente, a famosa “Rádio Peão”, para minha alegria a concentração da turma era na padaria da esquina, uma padaria agradável, com uma escola secundarista em frente onde apreciarmos, as jovens com saias minúsculas deixando a mostra belas pernas torneadas, os funcionários alegres e simpáticos, porém toda regra tem exceção, a operadora de caixa, Selminha, o que tinha de bonita tinha de nariz empinado.

Como de costume, fui ao balção e fiz o meu pedido: Uma média de café sem leite e dois pães com ovo. Realizei meu desejum, Chico, o chapeiro sabia o ponto certo da gema, meio mole, meio dura, rolou aquela resenha de sempre, futebol, politica, quem foi no banheiro e não deu a descarga, quem será o próximo demitido, mas tudo que é bom dura pouco, chegou a hora da pegar no batente, fui fazer o pagamento e a nossa amiga Selminha logo perguntou:

- QUAL O CONSUMO?

- Dois pães com ovo.

Ela em cima retrucou:

- “Dois pães com ovos”

Pense numa raiva, pois tinha a total convicção que eu estava certo, mas para não ser deselegante e aumentar a minha antipatia por ela, fazia cara de paisagem esperava ela me passar o troco errado onde ela cuidadosamente repetia a operação na calculadora e passava o troco certo.(Nunca vi ela errar o troco a favor do cliente).

Chegando no escritório, comentei com um colega e o mesmo falou que ela sempre dava uma cortada nele também, a Selminha era pior que a professora de Português do Colégio de Freira que minha mãe não estudou. Resolvi fazer uma breve pesquisa na minha gramatica e modéstia parte não foi surpresa alguma eu estava certo. Tirei uma copia da parte da gramatica onde onde tinha uma breve explicação sobre o plural dos nomes compostos para entregar a bela professorinha.

No dia seguinte a mesma rotina e no momento que ela fez a correção saquei a cópia da gramatica, que tinha a seguinte instrução:

6) Se o substantivo composto estiver formado por substantivo + preposição + substantivo, só o 1º irá variar:

- pés de moleque, mulas sem cabeça, comandantes em chefe, pães com ovo...

ela se esquivou, não querendo pegar – em outro momento Chico, o Chapeiro me disse que ela pensou ser um bilhete de amor -.

Corrigir alguém por um erro cometido não apenas demonstra cuidado e atenção, mas também oferece a oportunidade de crescimento mútuo e aprimoramento. É importante abordar os erros com gentileza, buscando sempre construir e não simplesmente apontar falhas. A correção construtiva não apenas eleva o conhecimento e a consciência, mas fortalece os laços interpessoais, promovendo um ambiente de aprendizado e respeito mútuo.

Dizzy César
Enviado por Dizzy César em 17/11/2023
Reeditado em 17/11/2023
Código do texto: T7933904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.