Um Olhar Crítico Sobre o Dito Sobrenatural

Na tosca relação entre violações das leis físicas e curas corporais proclamadas por coachs quânticos, mulheres que canalizam energias ditas misteriosas, espíritas que mantêm animadas conversas com defuntos, e pastores que transformam púlpitos em clínicas de cura instantânea de paraplégicos, emerge o espetáculo da histeria coletiva.

Em um mundo onde sujeitos místicos se autoqualificam como mágicos em tolices despudoradas, entre convulsões e incursões em realidades paralelas, a navalha da razão corta o véu das supostas maravilhas sobre o além ou os ditos "fenômenos" fora do curso da Natureza.

Diante desse quadro de anomalias intelectuais, as pessoas devem aprender a postura cética em relação a esses tipos de "fenômenos". Praticarem a Navalha de Ockham, princípio atribuído ao filósofo medieval Guilherme de Ockham, a qual sugere que, entre explicações concorrentes para um fenômeno, a mais simples é geralmente a correta.

Em termos objetivos, isso implica que não devemos adicionar suposições desnecessárias a uma explicação. No contexto das "maravilhas sobrenaturais", esse instrumento do conhecimento auxilia na identificação e rejeição de teorias complexas e excessivamente complicadas, que frequentemente caracterizam o discurso místico. Ao priorizar explicações mais simples e diretas, pode-se discernir entre abordagens científicas válidas e concepções pseudocientíficas que, muitas vezes, recorrem a conjecturas elaboradas e sem embasamento empírico.

Tudo não passa de estultices, ilusões habilmente vendidas por charlatões que transformam o vazio humano em espetáculo. A ignorância coletiva rende muitos cifrões. Na afiada lâmina da investigação cientifica, buscamos a clareza para explicar fenômenos sem excessos, acendendo a chama da simplicidade.

E assim, com um tom de escárnio que rivaliza com a teatralidade de curandeiros de todos os tipos, sabe-se que tudo o que ocorre no vasto cosmos depende, "surpreendentemente" (para alguns), dos eventos naturais e não de acrobacias absurdas sobrenaturais. Em meio a ilusões vendidas como verdade, a simplicidade, revela-se como a fiel guardiã da verdade.

16.11.2023

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 16/11/2023
Código do texto: T7933307
Classificação de conteúdo: seguro