1611 - Abdias do Nascimento

Continuando nossa série sobre os "Super heróis negros do Brasil", falaremos hoje de um ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. Seu nome? Abdias do Nascimento...

Muitos foram seus feitos, e foi inclusive indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 2010...

Participou da Ação Integralista Brasileira onde permaneceu até o dia em que percebeu que o racismo era algo arraigado dentro do movimento...

No período de 1968-1978, época do endurecimento do Regime Militar, Abdias exilou-se no exterior. Ao retornar ao país, inseriu-se na vida política e colaborou para a criação do Movimento Negro Unificado em 1978 e foi um dos fundadores do PDT, em 1980.

Candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro em 1982, alcançou a 3ª suplência, exercendo o mandato quando os parlamentares foram requisitados para compor o Secretariado do Governador Leonel Brizola. E começou a combater o racismo no Congresso Nacional.

Durante seu mandato, apresentou projetos de lei para transformar o racismo em crime de lesa-humanidade, criar cotas raciais no serviço publico e na iniciativa privada, incluir no currículo escolar a história da África e a cultura negra e transformar o dia 20 de novembro no Dia da Consciência Negra. Como era de se esperar, nenhum dos projetos foi aprovado.

Em 1986 não conseguiu ser reeleito como Deputado. Mas em 1990 foi eleito segundo suplente de Senador pelo PDT... assumiu a vaga em 1997, quando Darcy Ribeiro faleceu.

Como Senador, voltou a apresentar seus projetos, que já havia proposto na Câmara dos Deputados. Novamente, nenhum projeto de lei de sua autoria foi aprovado.

Curiosidade... ele iniciava seus discursos parlamentares pedindo a proteção do deus OLORUM e os encerrava desejando "axé", que significa "força" no idioma iorubá.

Casou-se por três vezes... primeiro, com a assistente social, ativista e jornalista Maria de Lourdes Vale do Nascimento... seu segundo casamento foi com a atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos e finalmente, casou-se com a socióloga norte americana Elizabeth Larkin, com quem teve um filho...

Faleceu em 23 de maio de 2011 em decorrência de uma pneumonia...

Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 16/11/2023
Código do texto: T7933205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.