Navegando nas Lições de Sabedoria!

Muito pouco publiquei aqui, apesar da insistência do amigo Alberto Vasconcelos. Contudo, hoje tive uma motivação especial.

Tenho um primo que publica diariamente, em um grupo do qual faço parte, as principais leituras da Bíblia, prática comum em tradições cristãs, como a Católica e a Ortodoxa. Essas homilias diárias mantêm a comunidade religiosa, da qual faço parte, nutrida espiritualmente e consciente das mensagens e valores fundamentais da nossa fé.

Hoje, 16 de novembro, a primeira chamada foi uma citação de São João Bosco, sacerdote e santo católico italiano do século XIX. Ele dedicou-se ao cuidado e educação de crianças e jovens, especialmente órfãos e aqueles que viviam em condições de pobreza nas áreas urbanas. O sistema educacional de João Bosco, conhecido como Sistema Preventivo, baseia-se na prevenção de problemas abordando as necessidades emocionais e espirituais dos jovens. A frase atribuída a ele foi: "A coragem dos maus é sustentada pelo medo dos bons. Sejam corajosos e vocês os verão baixar o facho." A citação destaca a dinâmica entre a coragem dos mal-intencionados, alimentada pelo receio dos bem-intencionados. A mensagem incentiva a coragem na busca do bem, sugerindo que enfrentar desafios e adversidades pode fazer os mal-intencionados recuarem. É um apelo para que os virtuosos se levantem sem medo, pois sua firmeza pode enfraquecer a determinação daqueles que seguem caminhos prejudiciais. A sugestão é que a verdadeira coragem dos justos pode desmantelar a falsa bravura dos malévolos.

A surpresa pelo belo ensinamento não terminou aí, pois, aparentemente lincada, logo em seguida veio a Leitura do Livro da Sabedoria, em seus capítulos 7.29 a 8.1: "29 De fato, ela [a Sabedoria] é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30 pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8.1 Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas." Ou seja, não há mal que vença a luz da Sabedoria, que se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra. Ao contrário da ignorância, que é como a escuridão, a Sabedoria prevalece, guiando com poder e harmonia em toda a extensão da Terra. Nesse contexto, a educação formal, acadêmica, atua como aliada valiosa, fortalecendo a luz da Sabedoria e contribuindo para a expansão do conhecimento e da compreensão global.

Obviamente, não entrarei no mérito do fato da politização, no sentido negativo, que é, aparentemente, uma dinâmica orquestrada em muitas universidades. Mas, novamente, a sabedoria tem a capacidade de distinguir entre o joio e o trigo.

Osnir da Silva
Enviado por Osnir da Silva em 16/11/2023
Reeditado em 16/11/2023
Código do texto: T7933150
Classificação de conteúdo: seguro