POR QUE NOSSA MENTE É TÃO FRÁGIL?

Inicio essa crônica com esse questionamento, afinal, uma vez ou outra isso deve de haver passado por sua cabeça quando alguém próximo ou não caio na loucura da noite para o dia. Infelizmente ai está a resposta, intrínseca a reflexão, não foi da noite para o dia e esteve lá gradualmente se alastrando a todo momento até chegar o seu clímax após sofrer um gatilho. Algumas pessoas se recuperam, outras se mantêm estáveis e outras, de fato, nunca serão as mesmas a depender da doença.

É triste pensar que a saúde de nossa mente seja uma caixinha sorrateira prestes a explodir, pois na atualidade não se vive mais em calmaria (se um dia viveu eu não sei) e isso ajuda a doença do século a se disseminar, hoje até em crianças que não sabem mais esperar estão em isco de desenvolver algum DE na área da saúde mental. Os fatores ambientais são primordiais, porém a genética é uma característica preocupante principalmente em lugares onde os casamentos consanguíneos são predominantes, nesse caso a prevenção é difícil de se fazer e muitos dos casos impossíveis.

No entanto, há o que ser feito. Tratamentos de saúde existem para isso seja para curar ou mediar. E o enfermeiro (a) tem a Sistematização da Assistência de Enfermagem como sua ferramenta de trabalho usando os DE como maneira de intervenção em seus planos de cuidados. Exemplo disso é temos o artigo de Liliane Taveira Damasceno Borges et al intitulado “Processo de enfermagem na saúde mental” publicado na revista Brazilian Journal of health Review (2020) o qual constata como sendo o DE mais comum a ansiedade tendo como intervenções que visem a valorização do corpo e vida social.

Desse modo, a enfermagem possui meios de cuidado organizado e centrado no pensamento crítico baseado em evidencias cientificas que promovem a saúde e o bem estar. Além disso, é possível intervir em grupos susceptíveis antes mesmo que ocorra casos graves de desenvoltura, no caso da ansiedade. Basta maior atenção ao que o cliente relata antes mesmo de adoecer, prestar atenção em todos os detalhes e nunca os menosprezar, pois a finitude é garantida, mas pode ser adiantada pelo sofrimento, o que é evitável.