"A rima está por cima" - Valda Tissot
Na segunda-feira que vem inicia o IXº Sarau Literário de Charqueadas e, de certa forma, dá pra dizer que ele iniciou com a saudosa poetisa Valda Tissot Junqueira, pois quando a literata e vereadora Patrícia Ferreira da Silva, então presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Vereadoras, tomou para si a tarefa de apoiar efetivamente a realização do Iº Sarau Literário, em setembro de 2005, o nome escolhido para ser a patronesse, com todo o mérito, foi o de dona Valda.
Em março de 2023 fez dez anos de seu falecimento. Neste mesmo mês foi realizado um sarau em sua homenagem no Espaço Valda Tissot Junqueira, na Smed Charqueadas, e, dia 23 de novembro próximo, será prestada mais uma homenagem a este baluarte das letras charqueadenses, durante o IXº Sarau: a quinta-feira à noite é, tradicionalmente, o dia em que se faz literal e literariamente um sarau às antigas durante o evento, sendo que o deste ano terá ênfase na poesia e terá como tema "Mulher", visando enaltecer a importância da poesia de dona Valda para a cidade.
Em Charqueadas, Valda publicou seus poemas em: Iª Mostra Literária de Charqueadas (1999), Do Outro Lado da Vidraça (2002), Jornal do IIº Sarau Literário de Charqueadas (2006), IIª Mostra Literária de Charqueadas (2007), IIIª Mostra Literária de Charqueadas (2007) e Poesia com Data Marcada (2008). Por reconhecimento ao seu trabalho literário junto aos clubes de mães da cidade, nomeou a biblioteca do Clube de Mães Lírios do Campo. Seu legado para a cultura e para a literatura charqueadenses é significativo e inconteste.
Um fato pitoresco envolvendo sua participação ativa no evento ocorreu no antigo salão de festas no terceiro andar do Solar Shopping, no terceiro ou no quarto Sarau Literário de Charqueadas, 2007 ou 2008, não recordo exatamente a edição e o ano e tampouco essa exatidão importa agora. Importa o fato. Estávamos num debate sobre literatura e poesia estimulados pelo bate papo com um autor local. Um professor emitia forte opinião sobre poesia, criticando a utilização da rima nos poemas, colocando-a como algo ultrapassado. Claro que gerou polêmica e, no calor da celeuma, a sempre contida, doce e educada poetisa Valda Tissot se levantou da sua cadeira e interveio, mão erguida à altura do ombro, num gesto que lhe era característico, dizendo:
- Professor, a rima está por cima!
Sob os aplausos do público surpreendido com a sua rara atitude, a literata sorriu docemente, como também era uma peculiaridade sua. A discussão estava encerrada, pois, afinal, a dona Valda tinha se manifestado de maneira peremptória sobre o assunto e ninguém ali ousaria contestá-la, ainda mais que a maioria concordava com a sua posição. E, logo, atentem que não é por acaso, claro, que esta frase é o slogan do IXº Sarau Literário.
Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.
Programação completa do IXº Sarau Literário de Charqueadas