1311 - Henrique Dias
E continuando nossa série sobre os super herois negros de nossa história, hoje falaremos de Henrique Dias. Mas quem foi Henrique Dias, mesmo?
Bem, vamos lá... Henrique Dias nasceu no Brasil Colonial, no século XVII, de pai e mãe libertos da escravidão. Nasceu um homem livre, o que não era tão comum para os negros daquela época.
Teve um papel importante na Insurreição Pernambucana, sendo um dos heróis da Batalha de Guararapes, quando os holandeses foram expulsos do nordeste brasileiro.
Para lutar contra os holandeses ofereceu-se como voluntário a Matias de Albuquerque e, ato contínuo, recrutou um grande contigente de escravos nos engenhos conquistados pelos holandeses.
É importante nos lembrarmos que Portugal e Holanda tinham um tratado de trégua naquele momento e, por esse motivo, Dom João IV desautorizara a Insurreição Pernambucana contra o domínio holandes... porém os patriotas deram tratos à bola e partiram para a luta, para expulsar os invasores.
Henrique Dias participou de vários combates e distinguiu-se por bravura na batalha em Igaraçu, onde foi ferido duas vezes. Participou da reconquista de Goiania e teve sua mão esquerda estraçalhada por um tiro de arcabuz, na luta em Porto Calvo. Mesmo ferido não abandonou o campo de batalha e sua atuação decidiu a vitória naquele momento.
Seu ato de bravura lhe rendeu reconhecimento... até o advento da Independencia, todos os batalhões formados por negros em nosso território, eram chamados de "Henrique Dias" ou "dos Henriques", em homenagem a ele.
Devidos aos serviços prestados, recebeu títulos de fidalgo, a mêrce do Hábito da Ordem de Cristo e a patente de Mestre dos Campos.
Era conhecido como o Governador dos pretos, crioulos e mulatos do Brasil. e, sim... envolveu-se na repressão aos quilombos...
Comandou o Terço de Homens Pretos e Mulatos do Exército Patriota, na condição de Mestre dos Campos, nas duas batalhas de Guararapes. Faleceu em 1662, oito anos após a vitória sobre os holandeses.
Por ter criado o Terço, é considerado o Pai das Milícias Negras no Brasil...