Picada de abelha

Você, caro leitor, certamente sabia ou já ouviu falar que as abelhas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, assumindo grande importância na manutenção da vida no planeta? Pois bem, a principal função das abelhas , além de produzir deliciosos favos de mel, uma outra função importantíssima executada pelas abelhas é o processo de polinização das plantas. Sem a polinização das plantas não será possível existir as flores do café, do maracujá, das mangas, dos cajueiros e de inúmeras frutas que nós consumimos diariamente nas grandes Cidades. Eu disse grandes Cidades que aqui não se produz alimentos, frutas e verduras e que tudo vem dos campos localizados distante das Cidades. Assim como as abelhas são extremamente importantes para as plantas, as flores são essenciais para a manutenção da vida das abelhas. Por isso, se ocorrer a redução da cobertura vegetal – ou seja, de plantas que as abelhas necessitam para a sua alimentação e realizar a polinização – as espécies de abelhas irão diminuir. Fato é que se uma espécie de planta é extinta e esta for a principal fonte de alimento para algumas espécies de abelhas, essas abelhas serão extintas. Ou o contrário, uma determinada espécie de abelha sendo extinta, a planta que necessita exclusivamente dessa abelha para a sua polinização também acaba sendo extinta. Existem diversos fatores que contribuem para essa perda na população das abelhas, como a mudança climática, aquecimento global queimadas , desmatamentos e a poluição do meio ambiente. No entanto, existe uma causa aínda maior para essas mortes que muitas vezes é esquecida: os pesticidas e produtos químicos que são lançados nas lavouras da cana de açúcar, feijão, soja, milho e que contaminam o meio ambiente. Um dos grandes motivos da extinção das abelhas é a falta de regiões onde elas possam produzir suas colmeias em segurança. Uma das ações possíveis para reverter esse quadro é o replantio de árvores nativas longe das grandes plantações de cana de açúcar, soja, feijão e milho.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 12/11/2023
Reeditado em 12/11/2023
Código do texto: T7930542
Classificação de conteúdo: seguro