Sabadando... Às Minhas Queridinhas "BOLSONAPATAS"

Hoje (sábado, 11/11) pela manhã, quando cheguei ao cais do porto, onde fui levar a minha queridíssima Vó Tininha para que ela participasse de mais um daqueles seus 'rolezinhos de final de semana com suas amiguinhas', desta vez em um pequeno cruzeiro aqui mesmo pelo Brasil, fui surpreendido com uma bronca daquelas por causa de um artigo que postei ontem aqui no Recanto, em que -segundo elas- eu estava desnecessáriamente e a troco de nada; 'metendo o pau naquele seu querido presidente', e como se já não bastasse eu chamá-las de 'bolsominians' agora estava inventando 'essa história de bolsonapatia' só para chamá-las de 'bolsonapatas'. Disseram ainda que eu só teria feito isto por não ter mais o que fazer, e que certamente deveria estar mesmo era morrendo de inveja daquele seu querido 'MITO' que até hoje ainda está forte e firme na mídia...

Então eu prometi à minha Vó Tininha -que não me defendeu naquela hora- e àquelas suas amiguinhas que iria procurar uma fonte fidedigna dessa assertiva e que depois postaria aqui neste mesmo espaço, para que elas acreditassem que não fui eu quem inventei 'esta história de bolsonapatia'...

E fato é que acabei encontrando logo um artigo a este respeito que foi publicado em "Semana On" -https://semanaon.com.br/artigo-da-semana/afinal-o-que-encanta-a-bolsonapatia-dos-seguidores-do-presidente/ no dia 05/03/2020 pelo Psicoterapeuta existencial Valdemar Augusto Angerami; ele que é o autor com o maior número de livros publicados em psicologia no Brasil, e adotados nas principais universidades da América Latina e Europa, e que já lecionou em cursos de pós-graduação em Psicologia da Saúde tanto na PUC de São Paulo, como também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, artigo este que aqui republico na sua íntegra; ei-lo:;

"Dizer que Bolsonaro não tem o menor equilíbrio emocional, sendo totalmente desqualificado para ser presidente da República é reducionismo absoluto. Afirmar que ele agride a língua portuguesa com impropérios crivados de figuras escatológicas, violentas e destrutivas para a autoestima é mero simplismo. Constatar que sua condição intelectual é limitada e sem qualquer condição de abstração, por mais simples que seja, é perder-se no vazio das explicações.

Trata-se de alguém que não tem formação universitária, mas vocifera agressões quando é abordado sobre isso. O que pretendo discorrer é sobre como essa boçalidade pode, ainda nesse momento, despertar fascínio em seus seguidores. Bolsanoro encarna a todos que nunca conseguiram se debruçar sobre um livro para estudar, ou mesmo para se enternecer com a magia da leitura. Representa o teor de agressividade daqueles incapazes de se ater a uma poesia para deleite da alma. Agride a todas as formas de manifestação artística. Afinal, em sua visão, isso é inútil e para desocupados.

A visão retrógrada do presidente ignora os pobres e oprimidos. Ele representa de modo único o feminicida que espanca a mulher pelo desprezo que lega ao gênero feminino. Encarna o desdém pela vida acadêmica e por todas as formas de pesquisa e de vida inteligente que não resulte nos fortalecimento bélico ou, então, nos lucros do capital. Sua falta de cognição impede tal compreensão.

Bolsonaro é, ainda, a faceta mais abjeta dos desprezos pelos direitos humanos, alguém cujo nível intelectual não consegue aceitar que existam pessoas diferentes daquilo que ele vocifera como sendo a “normalidade”. É a mais perfeita encarnação da boçalidade presente na condição humana e que, lamentavelmente, encanta um sem número de outros tantos acometidos de bolsonapatia, a doença mental dos nossos tempos.

Ele é um retrocesso impensável até bem pouco tempo atrás. Alguém cuja figura se apresenta fazendo arminhas com as mãos como se fosse uma brincadeira infantil sem maiores consequências. A mais perfeita idiotia que não decepciona seus seguidores. Afinal, o que se pode esperar dele não é a superação dessa boçalidade, pois isso é o que encanta a bolsonapatia dos seguidores."

Taí a minha prova, Vó Tininha! Aproveitem bastante esse passeio de vocês; minhas queridinhas "BOLSONAPATAS"... kkkkk !