CRÔNICAS - BRIGA DE CASAIS...?!
CRÔNICAS – Briga de casais...?!
Há momentos em nossa vida de pais ou mesmo tios, de não dar palpite em briga de casais, pois se voltam a viver bem de novo... nossos palpites nem sempre de que o casal tente dar tempo ao tempo, já vamos dizendo que apoiamos na separação, e muitas vezes já a nossa filha ou sobrinha já está grávida e por tais motivos muitas vezes não tem a mesma paciência que deveria ter com seu marido!!!
Sem querer damos a razão a quem deveria ter mais paciência e acabamos oferecendo apoio para tal separação que muitas vezes seremos nós os responsáveis por essa separação definitiva, ou até mesmo que eles voltem a se acertar e daí quem fica mal com o casal somos nós que demos o palpite inadequado e infelizmente não pensamos em evitar tal conselho, pois nem sempre convivemos o tempo todo entre quatro paredes com eles!!!
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!!! É um ditado bem popular que em briga de marido e mulher não se mete a colher!!!
Se conselho fosse bom eu realmente vendia, e estaria rico e comendo caviar por custa dessas brigas de casal, mas como bom samaritano, primeiro ouço ambos os lados e jamais digo o que eles devam fazer, pois como dizia a minha avó... calma e caldo de galinha faz bem saúde e se palpite fosse bom Deus seria o primeiro a nos dar, mas nos deu inteligência e sagacidade de ficar calado, pois quem ama sabe o quanto ama de verdade, e se realmente tem ou não razão nessa discussão entre os dois e não nos interessa quem começou tal briga, ou qual foi o motivo dessa discussão!!!
Somos todos um barril de pólvora nesse momento onde ambos se acham na razão e talvez se são nossos filhos jamais pensamos que nossos filhos são culpados, e já vamos achincalhando o genro ou a nora pois achamos que nossos filhos são santos!!!
Sabe o tempo do tic tac de um relógio? Com certeza daria para contar 1,2,3... se puderes contar quando está zangado de 100,99,98.... até chegar a zero... com certeza a raiva já passou e a discussão acabou!!!
Meu avô Jishiti Ogata, era um sábio pois quando a minha avó brigava com ele, ele me pegava pela mão e dizia...
- Vamos dar uma volta no sítio? E saiamos a andar pelos cafezais e até íamos a mais de 1 km da casa e nessa ida e volta demorávamos um pouco mais de meia hora ou até 2 horas...
- Vamos ver como está a vovó? Perguntava ele a mim... e era eu que ia saber como estava a minha avó...
- Se ela me xingasse ... ou dissesse:- Some daqui piralho!!! Lá ia eu dizer agora para o meu avô... vamos dar mais uma volta na fazenda agora vovô!!!
Com certeza depois de pelo menos 4 horas de ausência e já entardecendo e todos passando por nós já indo para suas casas de colonos e nos cumprimentando... chegávamos... e a janta já estava a mesa e a vovó não mais zangada...
- Viu meu neto... aprenda!!! Jamais discuta com sua mulher!!! Dizia o meu avô!!!
Acredite se quiser... pois o meu avô faleceu com 77 anos e em 1967 de câncer do pulmão, e a minha avó viveu sozinha mais 10 anos e me dizia...
- Aquele seu avô mesmo calado... me faz uma falta enorme!!! Agora não tenho com quem mais brigar!!! Dizia ela a mim... enquanto eu enrolava seu cabelo do comprimento de sua altura de 1,50 m e fazer o coque e prender com um lenço!!!
Quando ela se foi dessa para melhor... o meu pai exigiu que eu voltasse do Rio de Janeiro às pressas pois a minha avó estava na UTI em Martinópolis e isso na quarta-feira... e eu disse ao meu pai...
- Não vai morrer agora não... vou para São Paulo na sexta à noite e me peguem na Rodoviária e vamos no sábado para Martinópolis, e assim viajamos 527 km até lá e chegamos lá ela estava bem já tinha saído da UTI e estava em casa, quando falei com ela senti que estava se despedindo de todos nós, e realmente como previ que de terça para quarta feira ela estaria nos deixando foi exatamente quando já estava eu de volta ao Rio de Janeiro no meu trabalho recebi o telefonema do meu pai que me avisou da morte dela!!!
Nota do autor:- Deus me deu uma mediunidade que não gosto de saber com antecedência o que possa ocorrer com meus entes tão queridos!!!