Alteridade
Quão disposto você está a se despir de seu orgulho e vaidade, e também de sua zona de conforto, para aceitar o fato de que os diferentes de você possuem grandes qualidades e virtudes? Essa reflexão, influenciada por alguns acontecimentos, me trouxe essa palavra em mente: Alteridade.
Mais do que se colocar no lugar do outro e esforçar-se para enxergar sob outro ângulo, alteridade é também reconhecer que o outro nem sempre está errado em Ser, Pensar ou Agir diferente de nós.
Quantas amizades ou relacionamentos não destroem, ou mesmo nem se iniciam pela falta da alteridade e da empatia? Se não aceitarmos isso, além de criar conflitos, viveremos apenas fechando portas, onde poderiam se apresentar grandes oportunidades de aprendizado. Limitaremos nosso convívio aos estritamente semelhantes e perderemos maravilhosas oportunidades de aprender, ensinar e de formar vínculos sinceros, com pessoas muitas vezes admiráveis.
Alteridade e empatia não significam perder sua essência, mas aceitar que o outro possui um valor, independente das diferenças existentes. Como ensina o grande filósofo francês Emmanuel Lévinas: "A violência só ocorre pela desvalorização da alteridade, do outro enquanto ser. A própria ética exige o outro, só se pode ser ético em função do outro."
Sem perder sua essência, permita-se entender verdadeiramente aqueles que são diferentes de você.