OS TRAMBIQUES E OS TRAMBIQUEIROS NOS DIAS ATUAIS NA REDE MUNDIAL. E FORA DELAS, TAMBÉM.

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2023.

Antes não tivéssemos alcançado esse progresso imenso ao qual vivemos nos dias atuais. Principalmente com a criação da internet. Ela proporciona tanta coisa à humanidade. Mas parece que esta gosta, mesmo, é de complicar as coisas fáceis.

Há gente de todo o tipo nela. A maioria deve fazer parte do bem. Mas a outra parte não, E é esta que acaba por gerar situações esdrúxulas, complicadas e até perigosas, porque difundem atos e fatos equivocados e também ilícitos. Requer muita atenção dos internautas.

Hoje em dia a comunicação viaja a nano segundo. É rápida que só ela. Um simples acontecimento agora, se jogado na rede, viaja mundo a fora, chegando ao outro lado dele rapidamente. Isso seria bom se apenas os atos e fatos positivos se espalhassem assim. Mas, infelizmente, a impressão que se tem é a de que as coisas ruins alcançam maiores distâncias e objetivos.

Assim foram criadas novas terminologias para classificar aqueles atos e fatos de uma forma rápida. Então nos veio a tal de fake news, que são as mentiras, as lorotas e invenções geradas pelos mesmos internautas da rede. Isso acaba gerando situações diversas. Boas e más. E acabam tirando a paz da própria humanidade.

É interessante o fato da absorção da cultura tornar-se fácil entre todos. Mas não é o que acontece. Ainda há muita gente desprovida de conhecimentos. Por indiferença, incapacidade, falta de interesse e concentração. Enfim, há muitos motivos para ainda ver-se ignorância no planeta.

Por outro lado, aqueles que se enfronharam na rede, acabam por levar vantagem sobre os demais. Mas o fato desagradável nisso é ver muita gente enveredando pelo caminho do mal. Por exemplo, no ramo comercial, as vendas, o que há de desonestidade não está no gibi. E a cada dia mais isso aumenta e se acentua, a ponto das próprias autoridades se perderem no rumo e não saberem o que fazer a respeito. Por enquanto, digamos.

Mas uma coisa é certa: só é iludido ou enganado quem o quer. Os próprios mecanismos disponíveis na rede auxiliam aos que desejem bloquear as más operações. O Google, por exemplo, fornece todas as informações necessárias a se esclarecer quaisquer circunstâncias. Basta acessá-lo e pesquisá-lo. Só não se pode exercitar a preguiça mental.

Fato interessante é uma pessoa cair numa dessas esparrelas. Basta prestar atenção a um simples detalhe. Quando alguém oferece alguma situação muito fácil e vantajosa, de imediato é não aceitar. Há anúncios espalhados por todo canto oferecendo mercadorias e serviços com um preço daqueles que podemos classificar como irrisório. Em alguns casos, até grátis. São esses casos os que mais atenção a pessoa deve possuir.

O Youtube e o Facebook, por exemplo, sites muito usados e frequentados, são um veio de trambiques e trambiqueiros. Até se pode denunciá-los. Contudo não há nenhuma repressão a esses hábitos. As desculpas que esses sites dão são esfarrapadas. E assim tudo continua como Dantes no Quartel de Abrantes.

E é esse o mundo em que estamos vivendo. E nunca como antes na história desse pais foi necessária a prontidão. E quem não a exercitá-la, sucumbirá. Pelo menos financeiramente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/11/2023
Código do texto: T7927172
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.