Será que sou deste planeta?

Até tentei mas saiu um grito meio que sem graça, sem raça no meio da " nação rubro negra". Foi a primeira vez dentro do Maracanã vendo flamengo e Vasco. Fui porque Marcelo Velhote da Visconde de Pirajá conseguiu dois ingressos um pra mim e um pra ele .Quando a galera subia eu subia junto, braços levantados olhando prós lados para ver como era ou deveria ser aquele espetáculo e realmente era lindo e para mim inacreditável tudo aquilo.Nunca consegui ser um bom torcedor, desses que a veia do pescoço dilata e a baba sai pelos cantos da boca. Quando guri eu joguei muita pelada mas sempre fui um " pereba" humilde, desses que reconhecem sua nata ruindade de perna de pau, bem diferente daqueles ruins de bola que se achavam os craques do pedaço e só fazia besteiras. Mas o que mais me fazia sentir um " extraterrestre" era quando se formavam aqueles grupos pra discutir futebol porque simplesmente eu odiava; ficava atento ou fingia ficar, ouvia sem dar um comentário; na verdade não me apetecia ou eu não me interessava por um assunto que eu achava sem nexo porque tudo me parecia muito óbvio e muitas vezes eu me sentia deslocado e acho até que alguns me notavam sem opinião futebolística...eu poderia até arriscar mas eu ficava quieto torcendo pra aquele assunto mudar, poxa vamos falar sobre literatura, mulheres, filosofia, não que eu dominasse tais matérias mas seria menos enfadonho....pensava e esquecia, nada adiantaria para apagar aquela vontade, aquele afã, um querendo saber, ser mais entendedor do que o outro.

E hoje quando os times jogam não tenho aquele tesão de ir ver; ficar ali vendo onze atletas e um goleiro correndo atrás de uma bola e depois beber, beber e gritar e discutir ,e me sentir um vencedor ou um perdedor.

Agorinha mesmo estou aqui a escrever essa crônica e ao fundo ouço o jogo do flamengo e....nem sei , tá vendo? ...um outro time ; lá da padaria da esquina vem o som ...ah, escutei agora: Fortaleza. Sai do chão, sai do chão a torcida do mengao diz o comentarista...43 minutos: 2x0 flamengo.ufa!

Por isso às vezes me pergunto: Será que sou deste planeta?

Carlinhos Real
Enviado por Carlinhos Real em 05/11/2023
Reeditado em 05/11/2023
Código do texto: T7925272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.