É dia de ENEM

Neste domingo 3,9 milhões de brasileiros fazem o Enem.

É um dos maiores processos seletivos do mundo e possivelmente o mais democrático que criamos até o momento. Ao final do processo, milhões de jovens conseguirão uma vaga numa universidade, seja pela ampla concorrência, seja por uma das diversas cotas existentes.

Meus estudantes farão a prova -exaustiva, longa e exigente, mas não teria como ser diferente. A expectativa é grande com o sucesso da minha galera e espero comemorar com esses jovens a aprovação para o ingresso no Ensino Superior.

Aqui na nossa cidade, no interior do Rio Grande do Sul, há diversas universidades na modalidade a distância, todas pagas. Gratuita, temos uma universidade federal, a UNIPAMPA. Obra do governo Lula em 2008.

Eu ingressei na universidade em 2003, quando o Enem já existia, mas não servia ainda para fazer uma faculdade. Tive de fazer o tão mal-falado, e com razão!, vestibular. Como digo aos meus alunos, fiz o Enem quando tudo era mato.

Se não é gratuitamente através da universidade pública, é na universidade particular EAD que grande parte da juventude menos favorecida financeiramente hoje em dia acessa o ensino superior.

E assim, o nosso país segue democratizando o acesso ao Ensino Superior, possibilitando a ascensão social, que décadas atrás seria só uma utopia.

Uma boa prova a todos e todas!