O QUE NÃO PODEM NOS TIRAR.

“A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.”

Khalil Gibran.

Sim, ninguém pode nos desapossar da sabedoria nascida do arquivo do conhecimento, consolidado pelo dom; nem a inveja, rasteira e vilã, nem a cobiça, enredada na obscuridade praticante da traição, muito menos a ausência de irmandade, que existente, é filha da caridade sempre, habitante dos cumes mais elevados da boa vontade soprada pela compaixão.

Os baixos sentimentos, obscuros e transitando pelas coxias do teatro da vida, encerram no lacre do obscurantismo, resíduos imiscuídos entre as patranhas do mau caráter, sepultado no desprezo, mas vivo no interesse.

Que figure na lágrima muda a ausência do saber, não externado para evitar o sofrimento. Já nos bastam as crianças sofridas em seus semblantes atemorizados, na visibilidade das guerras expostas pela comunicação global.

Protegei-me da sabedoria que não chora, da filosofia que fecha explicações, e da soberba que não se curva à inocência das crianças.

Mesmo o mais rude dos homens sabe que o mal do mundo nasceu na opção do Éden, romanceado e etéreo, mas verdadeiro, pois nele está como impossível de alijar, a escolha que uma Força Maior concedeu, ainda que incorporada ao mais supliciado ser em suas balizas de entendimento.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/11/2023
Código do texto: T7924457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.