Temporada de manga nos quintais dos vizinhos
Chegou novembro trazendo as mangas para nos lambuzarmos com a sua suculência.
No meu bairro, alguns quintais têm pé de manga. Alguns quintais têm até duas mangueiras. Nesta época a solidariedade corre solta. Como a produção é grande, generosamente os vizinhos colocam sacolas penduradas nos portões para quem quiser levar. A manga espada e a ubá são as mais frequentes nesta região.
A suculência da manga, que corre pelos cantos da boca, nos traz à lembrança, o pecado de quando pulávamos a cerca, para subir no pé de manga do vizinho e manchávamos a camisa com o suco.
Também é uma boa lembrança, a sombra da mangueira. Ficávamos ali esparramados chupando as mangas que apanhávamos até que os vizinhos nos botavam para correr com gritos: — Manga com leite faz mal! — Manga com ovo faz mal!
Tudo isso porque eles sabiam que bebíamos muito leite e comíamos muitos ovos. O leite, porque toda manhã passa a “vaquinha” uma caminhonete adaptada com um barril de leite que percorria as ruas do bairro oferecendo o produto a domicílio. Quando as nossas mães iam comprar o litro de leite, a criançada levava as suas canequinhas esmaltadas que eram enchidos gratuitamente pelo vendedor.
Os ovos, há! Os ovos. Todas as famílias criavam galinhas soltas no quintal, quando elas faziam ninhos escondidos, e nós os encontrávamos, era uma festa. Ovo quente, ovo cozido e quando éramos mais ousados pedíamos a nossa mãe ovo frito.
Hoje não é mais preciso pular a cerca, ter medo da manga com leite ou com ovos. Basta esperar que os vizinhos coloquem as sacolas penduradas no portão, para nos deliciarmos com as mangas. Livre dos agrotóxicos.