CRÔNICAS - COMO ESCREVER UM REDONDE?

CRÔNICAS - Como escrever um Redonde..

Engraçado que há menos de seis meses nem sabia o que era Redonde, nem Indriso e muito menos escrever uma redondilha?

Enfim não nasci poeta e nem pretendo tal profissão, pois a maioria não é reconhecida e nem mesmo sobrevivem de sua poesia, estou mentindo???

Acho desnecessário predizer o futuro da maioria dos que se propõe serem poetas e que querem sobreviver vendendo seus livros, entre milhares de poetas que existem no Brasil, cada um se vira como pode para manter o estudo de seus filhos e netos e jamais leram o que ele escreveu ou pretende publicar, pois depois de Paulo Freire o Brasil redundou em estudar o mínimo e pesquisar muito menos!!!

Infelizmente os analfabetos estão no comando dessa nação e não pretendem investir na cultura e muito menos investir no futuro das crianças que mais querem gingar o bumbum como a cantora Anitta!!!

Felizmente alguns desses famosos estão bilionários, ou jogando futebol ou mesmo cantando e rebolando seu bumbum...?!

Vamos ao frigir dos ovos que de nada adianta se a fome apertar que poesia não enche barriga, e se bobear a sua filha vai rodar bolsinha para poder ganhar a vida pois a sua vida de poeta não a fez conseguir uma Faculdade???

Estava querendo aprender Redonde, mas me disseram que não posso nem mesmo pontuar de começo... meio e fim dos versos... para que dê sentido a palavra, pois quando escrevemos continuamente sem ponto e virgula, não há tempo nem para respiração...?!

Dai encaminhei uma sugestão ao Mestre que o criou se podemos na primeira e segunda estrofe ser ainda um questionamento de que queremos resolver e na nona e décima estrofe que repete exatamente o que está escrito na primeira e segunda estrofe... ser repetida sem pontuação, voltamos a estaca zero de onde começamos com uma dúvida de como sobreviver....?!

Quem não me entendeu a reticência, interrogação e exclamação vá estudar análise léxica do nosso português que explica corretamente para que se usa tal pontuação, devido a dúvida cruel de onde viemos, onde estamos e para onde iremos???

Acho que os poetas que não pontuam suas obras fugiram das aulas de português, principalmente sobre análise léxica que o professor Paulo Freire aboliu de vez ou não???

Querido mestre Francisco de Assis Góis, vossa anuência para tal pontuação nesse Redonde se faz necessário com certeza, pois tudo tem começo meio e fim... principalmente numa poesia... senão seria um bolo... sem ovos apenas com farinha e leite e sem sal???

Nota do autor e divulgador do Redonde criado por V. Sa. e acredito que Camões quando escreveu o Lusíadas queria mostrar a todos a viagem de Vasco da Gama de onde se iniciou e até onde chegou???

Ivan o terrivel e FRANCISCO DE ASSIS GÓIS ( CRIADOR DO REDONDE )
Enviado por Ivan o terrivel em 03/11/2023
Código do texto: T7923321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.