ASMR - Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano

" Aristóteles garantiu que a solidão criava deuses e bestas. O filósofo queria dizer que muito da criação humana deriva da experiência do isolamento interno ou externo"

( Trecho do livro O Dilema do Porco Espinho - professor Leandro Karnal).

"Sensação de relaxamento profundo que algumas pessoas sentem em respostas e sons, como sussurros, papel sendo amassado, por exemplo."

Segundo o artigo do The Conversation, o ASMR é algo semelhante a uma "massagem no cérebro" e provoca uma sensação de formigamento e de prazer que vem em ondas, começa na região do couro cabeludo, aumenta na nuca e se espalha pelo corpo todo. Bem, essa parte do conteúdo foi com a ajuda do professor Google e do Dr. Jairo Bouer.

É muito interessante a descrição do nosso cérebro, que entre sinapses, mostra-se uma caixinha misteriosa que por mais que estudem sempre haverá uma novidade a caminho.

Lembro que quando criança, adorava escutar o folhear do jornal quando o meu pai o abria. E também da faca cortando couve ( esse mérito é da minha mãe). Ficava num transe, escutando; acalmando... Mas o forte mesmo era estourar aquelas bolinhas do saco empacotador. Esse barulho sempre me trazia contentamento.

Quem diria que nos dias de hoje isso viraria moda nas plataformas virtuais? Sonhos de unhas gigantes batucando delicadamente nas mesas, nas garrafas pet entre outros materiais. Sussurros no microfone com penas coloridas, bolinhas de gudes e afins. Ou na comilança de pratos salgados e doces - e esses últimos me chamam atenção porque coloridos, crocantes, gelatinosos e parecem que tem vida.

Mas me impressiona o fato de as pessoas comerem tanto e não atentarem a saúde de um modo geral. É claro que na maioria são jovens adolescentes, mas tem muitos adultos se prestando à esse perigo. É o famoso Mukbang, concluindo que assistir à eles ajuda a aliviar o sentimento de uma pessoa solitária comendo. Uns comem mais rápido e com pratos de estivadores, outros consomem bolos maravilhosos mergulhados em achocolatados e eles engolem essa sopa com uma outra bebida mais esquisita.

Vejo pessoas comendo com as mãos de uma maneira primitiva e insana, praticamente afundam o alimento goela abaixo. Inclusive brasileiros já praticam essa modalidade . Eu penso que seria um caso de interdição à esses vídeos, porque envolve consciente ou não, os distúrbios alimentares. Eles dão prazer, mas fazem mal. Eis a questão!

Já me flagrei ansiosa assistindo uns docinhos coloridos mastigados por um jovem e me atraquei com um pote de balinhas. O som era realmente instigante e a vontade de fazer parte desse perfil, também.

Brincadeiras perigosas à parte, é que parei de assistí-los senão já tinha virado uma compulsiva anônima e mal paga. Hoje para ajudar ao meu sono escuto mantras, sons de chuva no telhado, ondas batendo nas pedras. E no melhor estilo, os pêlos dos meus patudos roçando a minha pele .

Nota: ASMR - Sigla em inglês.

Mukbang - É a união de duas palavras coreanas: Muk- já, " vamos comer", e Bang-Song, "transmitir".

***************

Titãs - Comida

Kathmandu
Enviado por Kathmandu em 02/11/2023
Reeditado em 02/11/2023
Código do texto: T7922834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.