Viajar é mudar a roupa da alma

Viajar sempre foi prioridade na minha escolha de atividades de lazer. Não importa a distância percorrida. Conhecer novos lugares, percorrer novos caminhos, fotografar paisagens, interagir com pessoas e culturas diferentes me renova e me enriquece por inteiro.

Em casa, acomodamos com a nossa bagagem interior, certos que tudo que temos basta para vivermos, aprendemos a viver com uma rotina. E na perspectiva de uma viagem, buscamos criar roteiros para as novas vivências. Nos envolvemos na busca de informações sobre o local, entretenimentos, pontos turísticos, história e cultura do lugar.

Mesmo antes do passeio, há um período para organizar as finanças, pensar no melhor período e no seu tempo disponível para usufruir da melhor forma possível do investimento a ser feito, pensando no bem estar físico, no lazer e prazer por jovens descobertas. É importante ter tempo para arrumar as malas ou simplesmente jogar uma muda de roupa numa mochila. Mas esse preparo tem que ser vivido com intensidade.

Uma vez na estrada não importa o destino ou o meio de locomoção. As roupas sujas, as rusgas, o trivial, o cotidiano devem ficar para trás. É preciso estar de alma limpa para vestir-se das melhores roupas, cobrir-se de vestes leves que não pesem como fardos no seu corpo. É preciso esvaziar-se.

Se a viagem for de ônibus, aproveite para bater papo com os demais passageiros, fale de suas expectativas em relação ao destino planejado, observem juntos a paisagem que passa fortuitamente diante de seus olhos. Se o passageiro nada acrescentar, durma e descanse.

Se estiver de carro, aproveite para fazer paradas, não tenha pressa, conheça as delícias dos restaurantes à beira da estrada, fotografe as montanhas ou os animais nas pastagens. Vá montando um álbum para compartilhar na volta com os amigos ou a família. Se a distância for além do dia, programe fazer pernoite em pousada ou hotelzinho de alguma cidadezinha. Saia à noite, tome uma cerveja ou um picolé na praça. Você tem o comando da viagem, você é o condutor da sua programação.

Caso o transporte seja aéreo, não faça do tempo de espera no aeroporto um momento de estresse, encontre prazer em observar as chegadas e as partidas dos aviões, as pessoas que circulam. No alto, vislumbre-se com a grandeza dos ares, registre suas emoções. Pode ser que tenha a sorte de ter uma companhia agradável e possa trocar informações sobre novas possibilidades de passeios. Uma vez no local de destino, esteja aberto para todas as novidades. Dispa-se do que estava acostumado, experimente a culinária típica, compre lembrancinhas e artesanatos regionais, não tenha restrições para os programas.

Se for um passeio radical, nada pode ser igual a outros. Tem que ser único. Os companheiros da empreitada têm que amar o que farão tanto quanto você, nada de medos, nada de fricotes que interferem na motivação do grupo. Desfrute dos esportes, coloque sua adrenalina a mil A entrega tem que ser total. Vale tudo!

A cada viagem, guarde a rotina de sua casa ou de seu trabalho para o retorno. Leve o mínimo de bagagem para ter espaço para o que será incorporado nos seus apetrechos manuais ou no seu intelecto. Terá muito o que ver e contar. A alma voltará com novas vestimentas e figurinos para os armários do seu coração.

Nunca voltaremos como fomos!

Estela Maria de Oliveira
Enviado por Estela Maria de Oliveira em 01/11/2023
Código do texto: T7921793
Classificação de conteúdo: seguro