"SER CAIPIRA"

Década de oitenta, Luhli e Luciana arrasam com o sucesso estrondoso da música "ÊTA NÓIS" até hoje neste ano de 2023 ainda é um gosto escutar a música seja gravado pelas duas das quais uma já se foi para outro plano, Heloísa Orosco Borges da Fonseca (19 de junho de 1945 – 26 de setembro de 2018). Ou ouvir com a participação do Ney Mato Grosso. A música em si, não deveria de acordo com alguns críticos fazer sucesso, já que o país estava ainda encantado com as novas mudanças nos rumos da revolução musical no Brasil vivendo à explosão do Rock e os novos ritmos da Jovem Guarda que incrementaram o avanço da televisão e das rádios FM,

Os críticos sobreviveram, mas alguns erraram dizendo que músicas sertanejas jamais teriam vez no cenário nacional. Disparada, Carcará, e duplas como Milionário e Zé Rico, Chitãozinho e Xororó, ou cantores individuais com Jair Rodrigues e Sergio Reis derrubaram as hordas que mantinham o país agarrados ao samba, boleros, tangos, e musicas eruditas como únicas que deveriam integrar a cultura do povo, mantendo o resto marginalizadas e só aparecendo nas rádios em programas da madrugada para caminhoneiros e taxistas ou trabalhadores comuns que se levantavam cedo sem deixar que a classe culta do país ouvissem tais sacrilégios para os ouvidos.

A musica "ÊTA NÓIS" em 1984 gravada pelas autoras e com participação de Ney Mato Grosso explodiu e abriu caminho para à integração da nossa viola caipira, e definitivamente consagrar todas ás criações da nossa música maravilhosa criadas por gente simples, mas que encantam quem ouve.

Quem ouviu e prestou atenção na música "ÊTA NÓIS" deve ter notado os versos que dizem, (caímos no chão como dois inimigos, se batendo, estropiando, destruindo o construído, no fundo do taxo um gosto de fel, mas um dia as abêias se vortam todinhas e no milagre da lida ai ai o amor vira mel. Uma maneira bem caipira, mas muito sutil para descrever a cena da perca de uma virgindade, o problema da concepção, pelo que ela acarreta e a vitória quando tudo se ajeita e o amor reaparece para frutificar sem medo e viver a vida que só é bela de verdade quando há amor.

Então é por isto que eu regravei esta música e coloquei no youtube no meu jeitão caipira, "depois que nossa querida poetisa Sonia de Fátima Machado e Silva, concursada em faculdade para criar vídeos profissionais me brindou com o seu trabalho mostrando sua arte", mas com gosto pelo que fiz e sempre vou dizer, viva Luhci e Lucina e a Sonia de Fátima.

Quem quiser ver o vídeo do velho Trovador cantando"Êta nós", cole o link abaixo no seu navegador obrigado. E vendo o vídeo se deixar um comentário, mesmo metendo a ripa eu vou ficar agradecido.

"ÊTA NÓIS"

https://youtu.be/bp53WmOV2sg?list=PLN1WxPSEwrNTs7Qlj-hmuqMN7phOJlNKK

Mestre Francisco Gois criou um novo estilo de poesia muito bom e como sempre admiro belas criações também me juntei aos fãs para apoiar,o que fiz é simples, mas espero que valha.

JUNTOS REDONDE

Eu ainda não sou muito esperto

Mas sem medo de comprometer

Escrevo um pra tentar aprender

Mesmo se errar, tento fazer certo

Compondo versos como ensinou

O grande mestre que o estilo criou

Para fazer este poema tão aberto

Que dá tanta alegria ao escrever

E porque ele me deixa mais perto

De todos poetas que estão a fazer.

Estilo do grande mestre

(Francisco de Assis Góis)

Trovador das Alterosas
Enviado por Trovador das Alterosas em 30/10/2023
Reeditado em 30/10/2023
Código do texto: T7920357
Classificação de conteúdo: seguro