De Quem era a Pitangueira? Digam os Primos!

Aqui no sítio, temos algumas pitangueiras que produzem bem, embora ainda sejam pequenas. No entanto, elas estão mal cuidadas e precisam de uma poda para eliminar os troncos que estão se transformando em touceiras. Algumas dessas pitangueiras produzem frutas mais doces do que outras, mas todas são muito boas.

Na época em que eu era criança, lá na Divisinha, um bairro rural do Município de Campestre, em nossa amada Minas Gerais, eu me lembro de que havia apenas duas mangueiras em casas diferentes. Infelizmente, pelo que me recordo, essas mangueiras não eram produtivas, o que era uma grande frustração tanto para as crianças quanto para os adultos. Acredito que apenas algumas mães gostavam disso, pois acreditavam que manga com leite era veneno mortal. Portanto, se as mangueiras não davam mangas, as crianças estavam protegidas do perigo, uma vez que o leite era uma constante em todas as casas.

Lembro-me de uma única pitangueira na Divisinha. Nunca ouvi dizer que pitanga fosse prejudicial, seja consumida pura ou misturada com qualquer outra coisa. Como a pitangueira cresceu ali, acredito que ninguém a plantou; foi algo da natureza. Ela decidiu crescer exatamente no ponto onde três sítios se encontravam, pertencentes ao meu pai e a dois outros tios. Todos colhiam as frutas, mas as crianças insistiam que a pitangueira de sua propriedade e diziam: "É nossa!" Espero que os adultos não tenham brigado por causa da pitangueira.

Quem realmente era um herói para os amantes de mangas na Divisinha era um sujeito chamado Viriato, ou Viriatinho. Alguém mais se lembra dele?

JV do Lago
Enviado por JV do Lago em 29/10/2023
Código do texto: T7919920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.