Milicianos no Exército

ACHO que foi um fato pontual. Isolado, inusitado e sem dúvida único na história do Exército Brasileiro: o furto num Arsenal Militar de 21 metralhadoras de última geração, armamento de guerra, armas essas que depois de roubadas teriam sido repassadas para o pessoal do crime organizado. Detalhe: os autores do sumiço das armas foram militares do Exército.

Não entendo nadinha de segurança militar, mas pensava que um arsenal de armas era um local inviolável a esse tipo de atentado e roubo. Não é. Parece que bastou desligar a luz e,pimba!, levaram 21 metralhadoras. Falhou a segurança no depósito, depois a conferência, toda a vigilância . Em resumo: a vigilância foi pro beleléu sem que houvesse um mero alarme. Mais: como se houvesse um desleixo total e, pior, conivência.

Segundo o noticiário vários militares foram presos, depois alguns liberados e outros podem cumprir pena de 1 a 20 dias de prisão, enquanto os considerados mais envolvidos serão processados pela justiça militar. Detalhe: ninguém ainda foi expulso e perdeu a farda. Numa empresa privada seria estariam todos na rua e alguns na cadeia.

Desse episódio pontual e inédito fica uma triste constatação; a vigilância nos arsenais de armas é falha e existe militares com as mesmas características dos milicianos. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/10/2023
Código do texto: T7918043
Classificação de conteúdo: seguro