O Lago do Aricuru

Lembro muito bem quando era gitinho, conheci esse lago em Urucará, pelo nome já rima com Pirarucu, o que tinha desse peixe nesse lago não era brincadeira, desde a boca até a cabeceira, havia também muitos outros peixes de todas as qualidades, mas o Pirarucu chamava a atenção, por ser o maior peixe de água doce dos rios.

Logo na entrada do lago se ouvia o barulho dos bichos boiando, mais ou menos assim "bôôô" e era um atrás do outro, havia muito capim, canarana, na entrada que impossibilitava as canoas de entrar, tinha que fazer atalhos para adentrar ao lago. Em toda a sua extensão havia pastos onde os peixes se protegiam, dos mais variados, podemos citar: tambaqui, piranha, curimatã cara-açu, pacu.... muita qualidade variada, era o lago mais famoso na época

e o mais falado.

Os pescadores pescavam no Arpão e Espinhel esses peixes, tratavam no porto mesmo, doavam, trocavam e vendiam em postas aos comerciantes, que vendiam a população e aos barcos paraenses que regatiavam pelas nossas cidades interioranas, esses peixes eram vendidos frescos, salgados ou secos a população, aos paraenses eram entregue secos, que os comerciantes construíam um varal para secá-los.

Os pescadores matavam muitos pirarucus, era de 3, 4, 5... muitos, porque tinha muito e ainda não existia a malhadeira e a rede de pesca, que pega muito mais.

Lembro que o pirarucu era o alimento diário caso não tivesse outro peixe, porque tinha muito, todos os comércios vendiam, no comércio de meu pai, havia uma salgadeira, que salgava os couros de jacaré, onça e o pirarucu, que depois a gente colocava no varal pra secar e poder ser vendido.

O pirarucu seco cozido com verduras é um dos pratos prediletos do escritor, gosto muito.

Saudade do lago do Aricuru, muito conhecido em Urucará, um dos lagos mais preferidos dos pescadores da época, pela grande quantidade de peixe que tinha.

Salve os poetas e poetisas

Viva a Poesia regional

Que de melhor não se tem igual.

Mao, 28/04/2023

Escritor e poeta urucaraense

Membro da ABEPPA, ALCAMA E ASSEAM.