Um pássaro não alça vôo se as asas não crescem

Nenhum país pode evoluir ou alcançar o progresso almejado se seu povo não lê. A evolução é fruto do conhecimento humano obtido através da leitura e da pesquisa. Sem a segurança do saber guardado no arquivo da memória, detalhe essencial para a consecução dos objetivos individuais e coletivos, é impossível atingir vôos altos. Um pássaro não alça vôo se as assas não crescem. Não chega às alturas quem não caminha pelas páginas dos livros, o chão é seu limite máximo. Todavia, aquele que lê tem a chave do sucesso que abre qualquer porta e encontra-se preparado para enfrentar e vencer as batalhas inerentes ao desenvolver do homem; já os demais, os que fogem dos livros, cuja pífia leitura não passa de frontispícios de shoppings e ainda por cima, muitas vezes, soletrando e “caçando” as sílabas, pescando as palavras, são os míopes da vida, criaturas marcando passo enquanto os outros seguem adiante. A falta de leitura sugere a ausência de um norte na vida de quem não dá bola para os livros, cujo caminhar na existência humana é sem rumo, um ir por veredas estranhas e complexas sem saber a que direção está indo. Um analfabeto literário é tal qual um cego sem guia e sem cajado.

Temos um importante compromisso com as gerações que haverão de nos suceder: ensinar-lhes o delicioso prazer da leitura, torná-las amigas inseparáveis dos livros. Nesse sentido, a responsabilidade é também dos pais e familiares, uma educação adequada se faz no lar e na escola. Uma se completa com a outra, evidentemente. Cabe, assim, a toda nossa sociedade cultivar esse apego aos livros. Porque ler não é uma atividade somente para o deleite particular, pois objetiva formar cidadãos capazes de gerir os destinos da Nação e conduzi-la para melhor destino. Vamos ensinar às nossas crianças o amor aos livros, vamos ler junto com elas para mostrar a sabedoria se expressando em cada página aberta. Elas começarão a ter gosto por bibliotecas e livrarias tão-logo passemos para elas esse apetite para as delícias dos livros. “Um país se faz com homens e livros”, disse sabiamente Monteiro Lobato. Essa é uma verdade absoluta, mas eu acrescento um detalhe que o escritor esqueceu: com homens, livros e mulheres também. A edificação de qualquer Nação acontece a quatro mãos, com homens e mulheres contribuindo para fazer de sua Pátria um lugar de progresso e felicidade.

Existe muita gente que nunca leu um livro sequer ao longo de sua vida, e nesse caso tenho que tais pessoas são possuidoras de um universo intelectual tão mínimo quanto inexistente. Mentalmente, essas criaturas são como bois que só enxergam a perspectiva frontal aonde vão e jamais vêem os flancos da vida. Vão passando por este mundo como massa sem o fermento que as faria crescer até a dimensão ideal. Algumas, ainda por cima, têm o péssimo costume de se ufanar porque jamais leram algo além de um folheto de propaganda, ou apenas umas modestas e apressadas linhas, talvez. Tais pessoas se orgulham em vão porque é do risível que se ufanam, da própria estupidez, e jamais conseguirão compreender o quanto perderam de suas vidas sem o consolo da leitura. Os livros ajudam a moldar o caráter dos homens e mulheres, sem eles o viver humano não passaria de uma existência vegetativa. Uma prática admirável levada a cabo por várias escolas no período de minha adolescência era a leitura em voz alta por todos os alunos, oportunidade em que a professora ensinava modulação e tom de voz para que entendêssemos a pontuação no texto. Com isso, nascia um grande interesse pelo cabedal de conhecimento que os livros oferecem. O aprendizado nessa área atingia níveis altíssimos. Muitos colegas de classe dessa época são, atualmente, poetas, jornalistas e escritores porque dedicaram à leitura um grande percentual do seu precioso tempo. É hora de começar a ler e levar adiante a construção e o desenvolvimento do nosso País. É para ontem.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 25/12/2007
Código do texto: T791623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.