Expectativa
Como dito e repisado desde o início dessas digressões, o ser humano é um ser sociável, está inserido em um contexto social criado com a função precípua de proteção de seus direitos individuais e coletivos.
Certo, dito isso, temos que para formação e manutenção desse contexto social houve e há a necessidade de criação de normas de convivência, nada seria possível sem elas, o que também já foi falado e repisado em diversas outras digressões.
A questão aqui na verdade se refere ao efeito que causa todo esse experimento social.
O peso da necessidade de ser alguém, de fazer o que é certo e vantajoso, transforma o ser humano em um fantoche, sem vida própria que se deixa levar para onde as cordas sociais definirem.
Perde-se sua essência na busca da essência que agrada o outro, o todo. No fim quem somos não importa, importa o que podemos oferecer.
A expectativa criada se torna um lema a ser seguido, é o que sabe-se ser e chutar o balde e desprender se das cordas que nos move é brutal demais para ser cogitado.
Ainda que nos livremos, nos temos presos na ideia de ser o que o outro espera que sejamos.
A expectativa criada e posta sobre nossos ombros mesmo antes de nascermos é um fardo pesado demais para ser carregado pela eternidade.
Até quando conseguiremos aguentar manter viva a chama dessa vida que não é nossa, mas posta para nós?
Até quando conseguiremos deixar de ser nós mesmo para atender os desejos e anseios de outros?
Até quando?
Não ter a expectativa de alguém sobre você significa que você não é ninguém para ninguém, ninguém espera nada de você, ninguém deseja nada de você, ninguém te vê.
Será que isso é tão ruim assim?
Não ter nos ombros a expectativa do outro, seja qual for e quem for, não nos impede de ter nossas próprias expectativas sobre nós mesmo e sobre o mundo em que vivemos.
Significa simplesmente que você pode viver sua vida por você, para você, sem a necessidade de atender ao que quer que seja.
Não é fácil viver assim, não é fácil romper com esse conceito de vida, mas te digo que apesar de não ser uma tarefa fácil é a única forma de se sentir vivo e inteiro.
Não há nada melhor que ninguém esperar algo de você, assim terá a liberdade de viver sua verdade sem obrigação de agradar ou atender aos anseios de quem sequer te conhece verdadeiramente, pois se te conhecesse não te cobraria o que não pode oferecer.
Viemos a esse mundo com a missão clara de viver nossa vida por nós, para nós, quanto menos nos preocuparmos com o que o outro pensa ou sente sobre o que somos ou fazemos, teremos mais chances de não nos perdermos de nós mesmos.
Então que digam que você não é nada, que nunca será, que não dá para esperar nada de você, pois assim as pessoas aprenderão a viver a vida delas sem esperar que você faça por elas o que somente elas podem fazer, e faz com que você siga seu caminho com a única expectativa de ser feliz.