INSETOS

Talvez os insetos sejam a cereja do bolo que a natureza vem preparando geração após geração de seres vivos desde mais de quatro e meio bilhões de anos.

Estruturalmente perfeitos e capazes de ocupar todos os ambientes entre os polos, sua importância é de tal monta que estão catalogadas quase um milhão de Espécies e podemos afirmar que de cada dez dos animais vivos atualmente, oito são insetos, porque ainda faltam muitos deles para serem identificados e devidamente catalogados.

Reconhece-los é a coisa mais simples do mundo:

todo animal que tiver seis patas, sendo três de cada lado do tórax, é inseto.

A maioria tem quatro asas, mas existem as moscas que têm duas e as pulgas que não têm nenhuma.

As asas dos insetos possuem formas e texturas diferentes e essas características são utilizadas no item Ordem da Classificação Biológica.

Os seus tamanhos variam desde menos de um milímetro como a vespa Docopomorpha echmepterygis até os Bicho- Pau.

Por sua abundância e presença constante, o inseto faz parte do hábito alimentar de todos os outros animais que os caçam ativamente quando vivos, ou passivamente depois de mortos, como os moluscos que se alimentam de organismos em decomposição.

Inseto é também predador de inseto como as vespas que se alimentam de abelhas, formigas de correição que destroçam qualquer um que esteja em seu caminho ou a fêmea do louva-deus que come a cabeça do parceiro durante o acasalamento.

Invariavelmente o inseto apresenta fase larval, podendo ser completamente diferente do animal adulto, como as lagartas que, depois da fase crisálida, serão borboletas e mariposas ou como o gafanhoto cujos filhotes, chamados ninfas, são verdadeiras miniaturas dos adultos.

Quanto ao tempo de vida, as efeméridas que quando larvas povoam os rios por anos, quando adultas aladas vivem apenas um dia e nesse voo nupcial proporcionam o banquete de proporção monumental para aves e peixes, por outro lado as abelhas rainhas podem viver até cinco anos, cupins reprodutores mais de década e a formiga rainha até vinte anos.

As baratas, temidas e detestadas pela maioria da população humana, são tão evoluídas que são imunes à radiação atômica e uma delas está imortalizada no conto de Kafka...

Dos ancestrais autóctones das Américas, nós brasileiros herdaram o costume de comer tanajura frita e os mexicanos o gafanhoto “chapulín”, também frito e com bastante pimenta vermelha, que inspirou o personagem Chapulín Colorado da série Chaves.

Há ocasiões em que eles são terríveis. Nuvem de gafanhotos é uma das pragas bíblicas; construções de madeira e principalmente bibliotecas já foram consumidas pelos cupins; os hematófagos são vetores de doenças como a filariose, malária ou Mal de Chagas e as patinhas das moscas e formigas podem transportar microrganismos patógenos.

Mas os insetos também são benéficos pois as abelhas além de fornecerem mel, cera, geleia real e própolis, junto com borboletas e besouros são responsáveis pela polinização da maioria das plantas com flores, as cigarras enchem as tardes mornas com sonoridade e as cochonilhas fornecem o carmim.

A maioria das Espécies é solitária e sem organização social, mas cupins, vespas, formigas e abelhas vivem em colônias organizadas com diferenciação morfológica para o desempenho inerentes às funções de cada classe. Operárias, soldados, machos reprodutores, rainhas, “vaqueiras”, etc.

Em Pernambuco, minha terra natal, chamar alguém de inseto significa desprezo.

Mas isso seria elogio se todos soubessem a maravilha biológica que é o inseto...

CITAÇÃO

Bicho pau – pode atingir 60 cm

Chaves – criação do ator Roberto Gómez Bolaños

Dicopomorpha echamepterygis, inseto parasita mede 139 micras (sem nome vulgar)

Kafka, Franz – A Metamorfose.

Praga bíblica – Ex 10:4-6

Vaqueiras – são chamadas as formigas que com o toque das antenas “ordenham” os pulgões para coletar o excremento doce e que, para garantir o fornecimento, os protegem da predação pelas joaninhas.