James Webb II

 

A cada dia que passa, fico cada vez mais fissurado nesse telescópio James Webb, diria até, tarado por ele, uma obsessão compulsiva descontrolada.

 

Outro dia, coisa de poucos dias atrás, tomei uma decisão, vou colocar uma réplica dele no meu quarto, numa posição que vai ficar me focando, vigiando como ele vigia e bisbilhota as profundezas do espaço.

 

Você, é! Você mesmo leitor atento, sabe que o peixe morre pela boca e o homem pelas pernas né? 

 

Não, agora não! Quero falar de Alpha Centauri:

 

“Alpha Centauri C, Próxima Centauri é uma estrela anã vermelha — o tipo mais comum na Via Láctea —, localizada a 4,22 anos-luz de distância da Terra. Ela fica na direção da constelação do Centauro e próxima do Cruzeiro do Sul, ambas visíveis apenas no céu do hemisfério Sul”.

 

Bem, nesse lugar citado acima, tem uns planetas lá, e acreditem, sério, podem acreditar, estão pensando em dar um pulinho até Alpha Centauri C.

 

A distância é insignificante perante as distâncias que nosso telescópio mor é capaz de enxergar, uma vez que, Alpha Centauri está a 4 anos luz de distância, nosso imponente James West vai a milhões de anos luz, pergunto: o que são 4 anos luz perto de 300 milhões de anos luz?

 

Conversa vai conversa vem, e eu ali de butuca, como se estivesse detrás da moita, só escutando os caras falando lá no Youtube; quando de repente foi ventilada possibilidade de uma nave viajar a 10% da velocidade da luz rumo a Alpha Centauri, nesse instante, tive um frisson! um comichão em todas as partes do corpo!

 

Fiquei de cócoras na cadeira, num salto espectral para ouvir e meditar tal possibilidade desvairada; afinal o que são míseros 10% da velocidade da luz?

 

Uai sô! É a bagatela de 30 mil km por segundo, só isso!

 

Veja isso leitor, uma nave viajando a 10% da velocidade da luz, leva 1,3 segundos pra contornar o planeta terra; um avião, a 900 km por hora, leva 44,5 horas ou 1 dia 20 horas.

 

Pois bem, volto agora pra viajem até o planeta com nossa obsessão, se, se viajarmos a 10% da velocidade da luz até esse famigerado planeta, levaremos em torno de 50 anos pra chegar lá.

 

Sentado de cócoras, confabulei com meus botões (!?...??!!...), vamos treinar astronautas para serem superinteligentes, porém, eles têm que partir com a idade de 25 anos, nem mais ne menos…

 

Chegariam lá com 75 anos só! Vão dormir por 50 aninhos, de boa, calculando que a nave não terá nenhuma avaria, imaginem, uma pedra de um quilo chocar contra uma nave de 3 toneladas a 30 mil km por segundos?

 

 89.970 toneladas m/s. É esse o impacto que causaria na nave essa colisãozinha,  a pedra teria o equivalente a 31,70 metros cúbicos aproximadamente, um prédio de 5 andares +/-.

 

Porém, entretanto, a nave teria pelo menos dois casais, dois homens e duas mulheres; após 25 anos de viagem, eles iriam acordar, teriam filhos, quando as crianças nascerem, voltariam a dormir ou hibernar como queiram leitor atento, até chegar no destino traçado.

 

quando chegassem no planeta desconhecido, teriam dois probleminhas dentro da nave, as crianças teriam 24 anos, analfabetas e sem saber falar. Mas isso é mole pra quem viajou a distância de 4 anos luz

 

Entrementes, olho pela janela, continuo de cócoras, porém em cima da mesa, vejo toneladas e toneladas de lixo sendo acumulado em aterros sanitários e outras tantas toneladas de lixo depositados a céu aberto pelo mundo a fora, redes de esgotos a céu aberto, escorrendo pelos cantos das ruas de várias cidades pelo mundo todo, toneladas e mais toneladas de esgotos lançados nos rios e nos mares do mundo todo sem tratamento.

 

“Cerca de 34 milhões de crianças morreram de pneumonia e diarreia desde o ano de 2000. Sem maior investimento em medidas-chave de prevenção e tratamento, o UNICEF estima que mais 24 milhões de crianças morram de pneumonia e diarreia até 2030”.

 

De 2000 até 2023, dá uma média de +/- 1.478.260 crianças por ano.

 

Milhões e milhões de dólares e euros gasto em pesquisas para chafurdar o espaço e buscar um planeta,  possivelmente habitável. (1)

Atualmente, estamos presenciando duas guerras, a invasão da Rússia na Ucrania e os ataques do grupo terrorista Hamas contra Israel.

 

Nessas duas guerras a maioria esmagadora de mortes são de civis, mulheres, crianças, adolescentes e áreas residenciais são atacadas com bombas e misseis.

 

Aqui, neste parágrafo, encerro meu texto com uma pergunta:

 

O nosso planeta é tratado como uma lata de lixo e a falta de reciprocidade entre nós é absurda (cada um por si e Deus pra todos), o que vamos levar de bom para esse fim de mundo que é uma bagatela de 4 anos luz de distância?

 

 

 1- Não chegamos nem em marte, e gastamos bilhões com pesquisas de coisas que estão a ano-luz de nós. Aja pernas pra isso!