O QUE É SAUDADE?

Saudade é um sentimento que alegra e entristece o coração, é um vazio que às vezes não se preenche levando muitos a desolação.

Também é um sentimento que pode estar repleto de alegria, quantas pessoas contam os dias e os minutos ao saberem que está próximo o retorno daquele amor que tanto queria.

Alguns dizem:

"Saudade abençoada"

Outros dizem:

"Saudade maldita"

Para ela não existe barreiras, assim como um amor verdadeiro. Ela pode se infiltrar em qualquer pensamento que lhe vier a mente; um filme,um lugar, um amor, uma faixa etária, uma época governamental, uma fotografia; enfim, ela chega sem pedir licença.

A saudade pode ser ruim e atrapalhar a nossa evolução,por isso devemos seguir os conselhos de alguns psicólogos que nos pedem para trocarmos a palavra " eu tenho" por "eu estou".

Quantas pessoas não conseguem se alimentar ou trabalhar depois de uma separação conjugal ou o desencarne de um ente querido. Todos os sentimentos devem ser racionais para não se tornarem possessivos, dessa possessividade nascem os homicídios, suicídios e até mesmo em casos extremos; a loucura.

A prudência da serpente aliada a oração e vigilância, com certeza afasta a saudade maléfica. Mas também existe a saudade edificante que impulsiona a nos esforçarmos cada vez mais pela nossa elevação moral que para o universo deve ser sempre constante.

Quantas pessoas abandonam o seu país para proporcionarem uma condição de vida melhor aos seus entes queridos, a saudade edificante é o que os impulsiona a trabalhar e suportar tantos infortúnios em uma terra alheia, eles sabem que o seu sacrifício será recompensado em alguns anos e por isso suportam a saudade com resignação. Podem até mesmo chorar mas nunca desanimar, a força da saudade edificante está sempre a lhes impulsionar.

E na vida conjugal? Quando aquela pessoa de longos anos de convívio resolve ir embora repentinamente dizendo que encontrou o seu verdadeiro amor. Eu sei que não é fácil, dizer o contrário seria uma total insensibilidade, mas se acaso sofrer que não seja mais que uma semana. Se o outro lado foi embora e está feliz, porque ficar em casa chorando e lamentando a sua partida?

Lembrem-se: "SAUDADE EDIFICANTE"; esqueça os momentos de tormento e procure recordar somente aquilo que possa acrescentar no seu "Novo Dia".

Ficar sózinho não significa estar solitário, podemos conviver na companhia de amigos por algum tempo enquanto o nosso alicerce afetivo se reconstrói com muito mais objetividade.

O amor une, a paixão cega e o ódio imanta; então nada de sentir ou guardar mágoas do ex-amor, existe uma frase que aprendi no centro espírita; me lembro que estava escrita na lousa:

"LIBERTE-SE PERDOANDO"

Devemos estar equilibrados e fortalecidos para viver com intensidade e racionalidade a chegada de um novo amor. Um amor que aliado a nossa experiência trará com certeza o sentimento que todos os seres sinceros no seu propósito merecem.

A saudade é como o livre arbítrio, tanto pode ajudar como prejudicar.

Emmanuel diz o seguinte:

"Não te espantes, assim, à frente do conflito da luz e da treva em ti mesmo. Segue a luz e acertarás o caminho". (Livro:Palavras de vida eterna).

Em relação aos entes desencarnados o sentimento da saudade também merece uma atenção especial,nesse item a saudade edificante

é muito importante.

Não quero dizer que num velório, não podemos externar o que sentimos ao vermos aquela pessoa que tanto amamos, sem mais nada a dizer, não é isso, mas um certo controle emocional ajudará muito aquele desencarnado.

Vejo em alguns velórios, verdadeiros tumultos e desesperos na hora em que se vai fechar o caixão.Se as pessoas soubessem o quanto isso prejudica aquele irmão que se direciona a uma nova caminhada, com certeza agiriam diferente.

Não é necessário ser espírita para estudar o espiritismo; temos que ter o conhecimento e a convicção da vida futura para que principalmente nessa hora possamos ter e transmitir apoio aqueles parentes mais fragilizados.

Quantos irmãos desencarnados só não conseguiram até hoje desfrutar da paz por inteiro pelo simples fato dos seus parentes ou amigos encarnados não permitirem, o pranto ilimitado os incomoda, a lembrança das coisas erradas que faziam(comentários de amigos ou parentes), a invocação em assuntos banais; nada disso pode auxiliá-los. A unica atitude que se deve dirigir ao desencarnado é a prece, isso sim os fortalece.

Espero ter transmitido com clareza a diferença e importância da saudade edificante com a maléfica.

Tenhamos sempre em mente:

"Deus auxilia e ampara encarnados e desencarnados"

TENHAMOS FÉ.

O livro ETERNAMENTE POETA encontra-se a venda através do email

seulivro@terra .com.br R$25,00 251páginas contos e poesias